Home » Blog » Cultura » Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu abre inscrições para o curso Arte Mãos em Tecido

Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu abre inscrições para o curso Arte Mãos em Tecido

O Curso “Arte Mãos em Tecido” visa dar formação à mulheres negras da periferia de Salvador, nas áreas de Arte com Tecidos (fazendo artes em camisetas, fuxicos, bolsas, toalhas de mesa, roupas – saias, vestidos e blusas).

Usando os ensinamentos da nossa Mestra Popular, artista plástica e fundadora do Ilê Aiyê, Dete Lima e equipe. As participantes das Oficinas irão trabalhar com tecidos e usando, também de sua criatividade para produzir peças, que posteriormente serão expostos e comercializados em exposições.

Ao longo do curso, que tem duração de 3 meses, a participantes terão oficinas de Redes Sociais e empreendedorismo, lhes ensinando sobre tecnologia, no intuito de fornecer conhecimento básico para criação de páginas em redes sociais, onde elas possam, também, comercializar e buscar sustentabilidade com os conhecimentos aprendidos. O projeto conta com apoia da BrazilFoundation, A BrazilFoundation, organização que mobiliza recursos para investir em ações que transformem o Brasil. Comprometidos em conectar líderes e organizações da sociedade civil com uma rede global de apoio que promove equidade, justiça socioambiental e oportunidades no país.

O Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu é uma organização feminista negra, que tem como pilar a busca pelo acesso a direitos para meninas e mulheres cis e transexuais negras. O seu objetivo é promover ações integrais, dentro dos princípios do Bem Viver, voltadas para a educação, direitos sociais e direitos humanos. A organização vem sendo pensada e construída desde 2020, a partir de discussões com as pessoas da comunidade, que hoje compõem a Diretoria Executiva e os Conselhos Fiscais e Consultivos do Instituto. 

A organização foi criada com o objetivo de  manter viva a história e o legado de Mãe Hilda Jitolu, uma importante líder religiosa de matriz africana, que muito contribuiu para a valorização da cultura negra. Mãe Hilda nasceu em Salvador, no dia 06 de janeiro de 1923, e em 1952 fundou o Terreiro Acé Jitolu, em um dos bairros mais negros da capital baiana, o Curuzu. Foi neste espaço sagrado que ela lutou pelo povo negro, e onde nasceu o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, com sua grande contribuição. Mãe Hilda é Matriarca do bloco, e foi homenageada diversas vezes pela instituição.

Quando: De 12 de Setembro à 03 de Novembro de 2023 (terças, quartas e sextas)
Horário: 14 às 18h
Endereço: Rua Curuzu, 233, Curuzu (Casa branca de três andares na ladeira do Curuzu, quase em frente a Núbia Variedades).

Informações e inscrições:

https://www.instagram.com/institutomaehildajitolu/

https://docs.google.com/forms/d/1AGSh8U7Okvcdyvo0pcUCT8Pk2zLvSds0sfxGn33iLUY/edit#responses

scroll to top