Apresentações acontecem no dia 15 de novembro, com entrada gratuita, em homenagem ao Mês da Consciência Negra
A força dos tambores e a beleza das tradições afro-brasileiras tomam conta da Cidade Baixa neste Mês da Consciência Negra. A cantora e multiartista Savannah Lima apresenta o espetáculo “Oferendas”, no dia 15 de novembro (sábado), com duas sessões gratuitas, às 17h e 19h, seguidas de um bate-papo com o público às 20h, no Espaço Cultural Alagados, localizado na Rua Direta do Uruguai, em Salvador.
O projeto, que marca o retorno da artista aos palcos, é um convite à celebração da ancestralidade e à fusão entre os toques sagrados dos terreiros de Candomblé e a sonoridade contemporânea da música popular brasileira.
“‘Oferendas’ é um espetáculo muito especial na minha trajetória. Ele nasceu do desejo de unir a força ancestral dos toques sagrados do Candomblé com as sonoridades contemporâneas que também fazem parte da minha caminhada artística. Para mim, é uma forma de reverenciar nossas raízes africanas e celebrar as memórias que nos sustentam”, afirma Savannah Lima.
Com influências que vão do Afropop ao Samba-Reggae, passando pelo Soul, Blues e Funk Soul, o show traz releituras de cânticos sagrados e composições autorais da artista. No palco, Savannah será acompanhada pelos músicos Rudnei Monteiro (violão, guitarra e direção musical), Kiko Souza (sax e flauta), Marcelo Rocha (baixo), Jorge Pita (percussão) e Eduane (percussão).

Ancestralidade em ritmo e voz
Estreado em 2015 no Teatro do Sesi Rio Vermelho, o projeto “Oferendas” já percorreu espaços como o Espaço Cultural da Barroquinha (Salvador) e o Sesc Campo Limpo (São Paulo), sempre em diálogo com o legado afro-brasileiro e em homenagem a personalidades e símbolos da resistência negra, como Mãe Gilda de Ogum.
A escolha do mês de novembro para o retorno do espetáculo não é por acaso. A artista celebra o Mês da Consciência Negra, em memória de Zumbi dos Palmares e em reverência às mulheres negras que moldam a cultura e a história do Brasil, entre elas Carla Akotirene, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Benedita da Silva e Sueli Carneiro.
O espetáculo também presta homenagem às Yabás – divindades femininas do Candomblé como Oxum, Obá, Yansã, Nanã e Yemanjá –, símbolos de força, sabedoria e resistência.
Formação e comunidade
Além das apresentações musicais, o projeto “Oferendas” promove uma oficina gratuita de percussão, conduzida pelo músico Jorge Pita, das 13h às 14h, também no dia 15 de novembro.
A atividade é voltada para pessoas de todas as idades e oferece 10 vagas presenciais, com inscrições abertas até 10 de novembro no próprio Espaço Cultural Alagados.
“Durante a oficina, os participantes vão aprender a tocar instrumentos africanos como atabaques, cuíca e pandeiro, além de conhecer mais sobre a história da música afro-brasileira e a composição musical”, explica Pita, que também é construtor de instrumentos de percussão.
O projeto foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e do Ministério da Cultura.
Serviço
Savannah Lima apresenta show “Oferendas”
📅 15 de novembro de 2025 (sábado)
🕔 17h (1º show) | 19h (2º show)
💬 Bate-papo: 20h
🎟️ Entrada gratuita (por ordem de chegada – 80 lugares)
📍 Espaço Cultural Alagados – Rua Direta do Uruguai, Cidade Baixa, Salvador – Bahia
Oficina de percussão com Jorge Pita
📅 15 de novembro de 2025 (sábado)
🕐 13h às 14h
🪘 10 vagas gratuitas
📍 Espaço Cultural Alagados – Rua Direta do Uruguai, Cidade Baixa, salvador – Bahia
📝 Inscrições presenciais até 10 de novembro (segunda-feira)
                    

		    
