Integrante do Panteras Negras e personagem de um dos mais polêmicos julgamentos criminais da história, a americana Angela Davis irá proferir a conferência de abertura, intitulada “Raça, gênero, classe: uma tríade inseparável nas políticas de empoderamento das populações negra”. A atividade será no dia 21, às 9h, no auditório Zumbi dos Palmares.
A programação reserva ainda rodas de conversa, mesas redondas, simpósios, minicursos e oficinas. Entre os palestrantes, o presidente do Benin e da União Africana, Boni Yayi; a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros; o assessor técnico do Departamento da África (DEAF) no Ministério das Relações Exteriores, Pedro Alexandre Brasil; o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), Elias Sampaio; o adido cultural de Angola no Brasil, Camilo Afonso; e o representante da Casa da Nigéria na Bahia, Mogeed Oyewo.
O evento contará também com a presença de personalidades artísticas e referências na comunidade acadêmica nacional e internacional. A atriz Zezé Motta e o ator e bailarino Luis Miranda irão conversar sobre “O Cinema Negro ou O negro no Cinema”. Já os atores Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, e Ângelo Flávio, do Coletivo Teatral Abdias do Nascimento, participam do debate sobre “Performances, Músicas e Artes Negras”.
Como parte da programação científica do evento, estão confirmados nomes como Franklim Gil Hernandez (Universidad Nacional da Colombia), Linda Marinda Heywood-Thornton e John Thornton (Boston University), Ephen Glenn Colter (Fulbrigth Scholar), Gina Dent (University of California), Severino Ngoenha (Universidade Eduardo Mondlane) e a primeira reitora negra do Brasil, Ivete Sacramento (Universidade do Estado da Bahia).
O pró-reitor de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade de Washington, Luis Ricardo