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Bahia e Rio Grande do Norte estão entre os premiados do 6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial

igualdade premioRedação Correio Nagô – Um total de 16 trabalhos será premiado na sexta edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Cerrt), apoiado pelo Fundo Baobá.

A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima terça-feira (11), no Sesc Vila Matina, em São Paulo. Segundo informações do Prêmio, os 486 trabalhos inscritos incentivaram o estudo da cultura africana em diversas escolas do Brasil.

Entre os vencedores, estão duas práticas pedagógicas do estado da Bahia e uma do Rio Grande do Norte.

Dividido nas categorias Escola e Professor, o prêmio, de acordo com informações da ONG Cerrt, tem como objetivo “incentivar educadores a adotarem programas e ações que valorizem a diversidade e a promoção da igualdade racial”.

Conheça abaixo os trabalhos premiados da região Nordeste:

Categoria Escola

1. Educação para igualdade étnico-racial – Pendências/RN
Escola: Escola Municipal Maria Cleofas Moura da Rocha
Entre as atividades desenvolvidas pela escola Municipal Maria Cleofas Moura da Rocha, destacam-se a criação de álbuns da cultura e identidade afro-brasileira e indígena, entrevistas dos alunos com historiadores locais, líderes comunitários, professores e coordenadores, fotografias e vídeos sobre as expressões culturais afro-brasileira e indígena, entre outras. Foi percebido que os alunos reconhecem, valorizam e preservam as culturas afro-brasileiras e indígenas do município de Pendências.

2. Projeto de fortalecimento da identidade cultural local – Igrapiúna /BA
Escola: Colégio Estadual Casa Jovem
A cidade de Igrapiúna mantém viva a cultura tradicional em comunidades remanescentes dos quilombos e a escola incorporou essa cultura em seu Projeto Político Pedagógico. Houve palestras e contação de histórias com o Mestre Quilombola Martinho Conceição e estudantes do Ensino Médio; oficinas de danças tradicionais dos remanescentes de quilombo; entre outros. Como resultados, os professores notaram a elevação da autoestima dos estudantes, a alta do desempenho escolar no IDEB de 2,9 (2009) para 3,2 (2011), a procura por livros na biblioteca subiu 40% e houve uma melhora no desempenho escolar interno de 72% para 91%.

Categoria Professor

1. Arte e cultura fazem uma bela mistura – Salvador /BA
Escola: Cmei Vovô Zezinho
Foi adotada como metodologia a Pedagogia deProjetos. As atividades foram desenvolvidas a partir da leitura da história infantil EpéLaiyé – Terra Viva de Mãe Stella de Oxóssi, proporcionando o contato das crianças com os deuses da natureza (orixás). Também foram realizadas foram realizadas visitas aos principais pontos turísticos de Salvador, como o Museu Afro e de Etnologia da Bahia, entre outras atividades. Como resultados, as crianças puderam conhecer e participar ativamente da sua cultura de uma forma livre, autêntica e sem discriminações. Também foi constatado o desenvolvimento da linguagem oral e do vocabulário.

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