Home » Revista » A BLOGUEIRA, O PRESIDENTE E O QUARTO PODER

A BLOGUEIRA, O PRESIDENTE E O QUARTO PODER

 A blogueira a quem me refiro é Yoani Sánchez, cubana que se tornou mundialmente famosa por manter o blog Generación Y  , por meio do qual faz a oposição ao governo do seu país, desde 2007, na época representado por Fidel Castro e hoje  pelo seu irmão Raúl.   

Recentemente, Yoani obteve permissão do regime castrista para viajar ao exterior e escolheu o Brasil.  Foi aclamada pela grande mídia como mártir e heroína, concedeu entrevistas a importantes veículos  da imprensa. Foi bastante hostilizada  por grupos de manifestantes que a acusaram de ser nada mais que uma agente a serviço dos EUA para fazer frente ao governo cubano.  A hostilidade foi tamanha que, em Feira de Santana, o Senador Eduardo Suplicy, que acompanhava a moça, indignou-se com os manifestantes e os desafiou a um diálogo ou debate civilizado. A manifestação, atribuída a militantes de extrema esquerda e acusada de ter sido patrocinada pela Embaixada de Cuba no Brasil, foi vergonhosa de tão exagerada.

Uma das entrevistas concedidas por Sánchez foi ao Programa Roda Viva da TV Brasil. Bem articulada, a jornalista, saiu-se bem na maior parte das perguntas. Numa delas, perguntaram como ela explicava que um regime tão “bicho-papão” teria permitido que ela viajasse ao exterior.   Ela respondeu que a ditadura também evolui e aprende e que, ciente da repercussão internacional que poderia ter uma ação mais “bruta”, estavam usando de métodos mais sutis de pressão. De fato, desde os Déspotas Esclarecidos, os ditadores  sabem que a imposição do absolutismo pode ser amenizada com práticas que camuflam o autoritarismo, fazendo-os parecer menos cruéis ao olhar desatento.

Passados mais de 50 anos da Revolução Cubana, os EUA ainda mantém o bloqueio econômico a Cuba e as autoridades cubanas, por sua vez alimentam esse antagonismo bem ao estilo Davi versus Golias.  Apesar da teima dos EUA em manterem a hegemonia, o  surgimento de potências médias e regionais configura um cenário político multipolarizado que reduz o brilho da estrela americana. Por outro lado, a insurgência popular tem contribuído para que cada vez mais  regimes totalitários dêem lugar a sistemas mais democráticos. Tão teimosa quanto

scroll to top