Home » Blog » Direitos Humanos » A dor de Lázaro e a omissão de Jaques Wagner

A dor de Lázaro e a omissão de Jaques Wagner

Por Douglas Belchior

A história que cerca a família de Jorge Lázaro é tão triste quanto absurda. Baianos, negros e pobres, ele e sua companheira tiveram dois de seus seis filhos brutalmente assassinados. Em ambos os casos são fortes os indícios de que os crimes tenham sido praticados por policiais, situação denunciada pela própria investigação, mas estranhamente recusada pelo Ministério Público do Estado.

A luta de Lázaro para elucidar os crimes e proteger o que restou sua família chegou ao conhecimento do governador da Bahia, Jaques Wagner, do PT, que por sua vez, inexplicavelmente mantém um silêncio e omissão também criminosos.

Graças ao corajoso trabalho da Quilombo Xis e sua campanha Reaja ou será morta, reaja ou será morto!, esse caso – infelizmente apenas mais um dentre tantos parecidos, saiu da invisibilidade e foi incluído em uma campanha internacional de direitos humanos promovida pela Anistia Internacional.

Após dois assassinatos e muito sofrimento, o mínimo que se exige é que o Estado garanta a proteção e apoio social, econômico e psicológico à família, além da garantia de uma investigação imparcial e célere dos dois crimes.

lazaero

No mais, é pública e notória a existência de grupos de extermínios que atuam cotidianamente na Bahia – assim como em todo o país, em grande parte compostos por policiais. A postura do governador Jaques Wagner do PT e de seu governo são fundamentais para desmantelar esses grupos. Um bom começo seria o estabelecimento de um mecanismo de controle externo da atividade policial e de investigação dos grupos de extermínio que atuam na Bahia.

Abaixo, o emocionante relato de Lázaro e o texto da Anistia Internacional.

VEJA FOTOS DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA ANISTIA EM REUNIÃO DO REAJA, NA BAHIA (Fotos de Leo Ornelas)

Escreva ao Governador da Bahia: Jaques Wagner

Peça para que ele atue para garantir uma investigação imparcial e célere dos dois crimes e leve os responsáveis à Justiça.

Peça que o Estado garanta a proteção e apoio social, econômico e psicológico à família.

Peça também que estabeleça um mecanismo de controle externo da atividade policial e investigue os grupos de extermínio que atuam na Bahia.

Avenida 3, nº 390, Plataforma IV, Prédio da Governadoria, 3º andar
Centro Administrativo da Bahia – CAB
Salvador – Bahia CEP: 41745-005
Fax: (71) 3371-0610

Twitter do Governador:https://twitter.com/jaqueswagner

Twitter da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado:https://twitter.com/secom_bahia

Tratamento: Exmo. Sr. Governador

Entre em ação: peça justiça. Atue: apoie a Campanha

Expresse sua solidariedade para Jorge Lázaro

Envie cartas para a Anistia Internacional que serão entregues à Jorge Lázaro e sua família.

Indique seu nome e cidade.

Foto jornal caso Lázaro

 

 

Fonte: Carta Capital

scroll to top