Nos dias 23 e 30 de abril e 07 e 14 de maio, sempre aos sábados, às 19h30, passagens da vida do “Anjo Bom da Bahia” serão encenadas no espetáculo “A Mulher de Roxo e Outras Histórias da Bahia”, no palco do Espaço Cultural Casa 14, no Pelourinho. Escrita e dirigida pelo professor, psicólogo e diretor de teatro Adson Brito do Velho, a peça coloca em cena personagens reais que marcaram e marcam a história da nossa terra.
Irmã Dulce é interpretada pela atriz e professora Sofia Bonfim e as cenas são narradas por Cláudio Sacramento, radialista da Metrópole FM. No espetáculo é retratado o milagre e cura de João Maurício que voltou a enxergar, depois de 14 anos completamente cego, após uma oração fervorosa para Irmã Dulce.
A peça mostra a trajetória de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que desde jovem decidiu acolher e dedicar-se a cuidar de moradores, que viviam em situação de vulnerabilidade social.
Outros personagens – A Mulher de Roxo e Outras Histórias da Bahia” tem como personagens, além de Irmã Dulce, a Mulher de Roxo, Clarindo Silva, Floripes, Amilton, o tratorista e o feminicida João Estanislau da Silva Lisboa. Durante o espetáculo, enquanto personagens entram e saem de cena, passagens das suas vidas são entrecortadas e narradas por Carlos Pronzato (cineasta argentino), Aline Nepomuceno (atriz), Léo Kret do Brasil (dançarina trans), Liana Cardoso (apresentadora de rádio e Tv) e Cláudio Sacramento (radialista da Metrópole FM).
A montagem tem o propósito de “fazer um resgate das nossas personalidades e lendas urbanas, e despertar e um novo olhar de pertencimento, pela nossa rica historiografia baiana”, como afirma o criador Adson Brito do Velho.