* por Luciane Reis
Não assisto UFC, não gosto de nada que tenha violência. Se eu quiser briga e morte basta ir às periferias ou na minha rua no bairro da Saramandaia, em Salvador. Mas quero dizer a Anderson Silva, que ele nunca me chamou a atenção pelo esporte que pratica. Ele é meu herói, por ser um lutador titânico ao mostrar sua família preta. Ao se mostrar um pai responsável e ser um exemplo de homem que gostaria de ter em minha vida.
Para mim você é um herói por ter aceito, sem medo, e com muita serenidade, a tarefa que esta geração vem se negando a fazer preservar nossos legados e realizações via o fortalecimento de famílias negras. Aos meus olhos você será sempre o cara que lutou e venceu a pior herança deixada pela escravidão aos homens negros. Falo do legado do escravo reprodutor. Você, ao contrario de outros de sua cor, entende que não é mais escravo reprodutor da Casa Grande, logo tem responsabilidade com as mulheres e famílias negras. Admiro-te por não ter escolhido o mais fácil e ter construído uma família interracial e por não ter acreditado e absorvido o discurso de um monte de homens negros de que “ o coração não escolhe cor e o importante é o amor”. Ter responsabilidade afetiva e social com família e mulheres negras é um posicionamento político SIM! Se a família negra não fosse assim tão importante durante a escravidão este não seria o primeiro laço quebrado.
Anderson a escolha feita por ti, e que aos meus olhos o torna um grande herói, é você ter percebido a importância de ser pai de uma família negra. Muitos dos jovens negros que se encontram acorrentados nas cadeias e prisões estão por fatores sociais diversos, mas com certeza existe a falta de uma figura paterna forte em suas vidas, afinal suas mães, irmãs, tias e avós nunca os abandonaram. Uma mãe por mais que ofereça sabedoria, discernimento, disciplina e encorajamento, não completa sozinha a educação de um ser humano. Mesmo com todas estas qualidades preenchidas, ainda faz falta a presença de um pai na vida de seus filhos e não foi por acaso que nossos algozes tiraram primeiro dos nosso homens pretos esta responsabilidade .
Você compreende que ser pai é muito mais do que ser um doador de sêmen, você sabe da necessidade de uma presença consistente e ativa e, ao meu ver, você ganha a batalha mais importante de sua vida ao mostrar sua família linda e preta.
Querido, qualquer outra derrota se torna insignificante em sua vida diante da batalha diária que você enfrenta, que é garantir que sua família não seja destroçada pelo racismo cordial nosso de cada dia. PORTANTO, maior herói que você não existe. Você e o ex-goleiro da seleção brasileira DIDA, sabem que tem lutas diárias que são mais importantes que UFC OU MMA .
Luciane Reis, publicitária.