Home » Blog » Cultura » A “Menina da Máscara de Ferro” traz reflexão sobre aceitação e transgeneridade

A “Menina da Máscara de Ferro” traz reflexão sobre aceitação e transgeneridade

Contemplado no Prêmio Cultura na Palma da Mão, livro é metáfora da história de vida da autora Jenny Muller até se assumir uma mulher transgênera

O livro “A Menina da Máscara de Ferro”, da roteirista, modelo, atriz, performer e escritora baiana Jenny Müller, 26 anos, chega para o público nas versões ebook e audiobook. O projeto, inspirado no processo de amadurecimento de uma jovem que se sente prisioneira em sua própria pele, foi um dos vencedores do Prêmio Cultura na Palma da Mão, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O texto é uma metáfora da história de aceitação e transição da própria autora até se assumir uma mulher transgênera. A jornada de enfrentamento dos seus maiores medos para encontrar seu lugar no mundo é o pano de fundo que inspirou a obra.

A máscara usada pela personagem simboliza o sentimento de aprisionamento vivido por Jenny, que durante muitos anos não pôde ser quem realmente ela é. No livro, os pais da menina ficam aterrorizados ao perceber que a filha é diferente das outras crianças e a obrigam a usar uma máscara de ferro para blindar o seu poder de enxergar e sentir as cores que a maioria das pessoas não conseguem.  A protagonista vive uma longa trajetória de questionamentos e experiências dolorosas até conseguir se libertar da máscara e descobrir que pode ser amada e também se amar, mesmo sendo diferente.

O projeto “A Menina da Máscara de Ferro”, convida o leitor a refletir sobre processos de silenciamento e a compreender o que é ser e se aceitar como uma pessoa transgênero em uma sociedade que não aceita as diferenças e a pluralidade dos indivíduos e que ainda é pautada pelo padrão de que que todos nascem heterossexuais ou cisgêneros.

O livro “A Menina da Máscara de Ferro” está disponível na versão audiobook disponibilizada no Spotify e no YouTube, enquanto a versão e-book, em formato PDF, poderá ser acessada por meio de link do Google Drive.

scroll to top