Home » Manchete » A Mulherada realiza campanha pelo fim da da violência contra as Mulheres em Salvador

A Mulherada realiza campanha pelo fim da da violência contra as Mulheres em Salvador

A quarta Edição do projeto “Tambores Pelo Fim da Violência – Tocar Pode Bater Não”, elaborado pelo Instituto A Mulherada, volta com força total ao Centro Histórico de Salvador.


A iniciativa utiliza música, vídeo, poesia e dança para intermediar o enfrentamento à violência praticada contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar na Bahia.

Para tanto, o projeto faz uma analogia entre tocar o tambor e o toque sensível na mulher, lembrando que para tirar som do instrumento percussivo é preciso ter habilidade para não o danificar, produzindo um som agradável. Da mesma forma deve ser com a mulher, cujo toque deve ser permitido por ela e feito com sensibilidade.


Espetáculo


A edição 2023 integra as comemorações dos 22 anos do Instituto A Mulherada e da Campanha Nacional pelo combate a violência contra a mulher, sob o patrocínio do governo do Estado da Bahia, através do “Edital Março Mulher 2022, Respeita as mina.


Também sob apoio da Fundação Gregório de Mattos, o evento acontece no Teatro Gregório de Mattos, Praça Castro Alves, no dia 18 de maio às 18h.


Este ano, A Mulherada inova mais uma vez no repertório dedicado ao empoderamento feminino com canções de grandes intérpretes do samba brasileiro, isso motivadas pelo lema: Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no SAMBA!

Por muito anos no Samba não era lugar para presença feminina como dizia a canção: “ se esta mulher fosse minha eu tirava do samba já, já, dava uma surra nela”…

Com o passar do tempo as mulheres foram ganhando espaço, inicialmente como passistas e seguida se firmaram como compositoras, cantoras, intérpretes, musicistas e atualmente temos diversos grupos de samba unicamente formados por mulheres. É neste lugar de fala que A Mulherada vai mostrar todo seu talento e profissionalismo musical.

Premiação
Serão premiadas 20 mulheres que se destacam na luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, dentre as homenageadas estão a Desembargadora do Tribunal de Justiça Dra. Nágila Brito, Elisângela dos Santos Araújo Secretária Estadual SPM, Fernanda Lordelo Secretária Municipal SPMJ, Major Teresa Ronda Maria da Penha, Dr.a Dandara Pinho advogada criminalista, Ireuda Silva Vereadora, Patrícia Zapponi advogada fundadora do Laço Branco, dentre outras autoridades e personalidades.

scroll to top