Home » Blog » Cultura » A Panacéia promove oficinas de teatro voltadas para celebrar histórias de mulheres

A Panacéia promove oficinas de teatro voltadas para celebrar histórias de mulheres

A grupA de teatro A Panacéia, que em 2023 completa 15 anos de história, promove novas edições de oficinas de teatro para meninas e mulheres que visam a investigação, descoberta e valorização de histórias de mulheres reais: as que fizeram a História, e muitas vezes não conhecemos, e também aquelas que compõem a nossa história pessoal, mães, tias, avós, madrinhas… As oficinas se constituem como um espaço de debate e criação junto com as participantes, através de jogos e dinâmicas que estimulam a propriocepção, o movimento, a ludicidade e a interação, bem como exercícios criativos e cênicos. 

As oficinas integram o projeto “MENINAS PODEM!” que está em curso desde 2019 e envolve pesquisa e divulgação de histórias de mulheres da História, buscando superar invisibilidades históricas e criar novos futuros possíveis para meninas e meninos. As ministrantes são as integrantes d’A grupa: Ana Luísa Fidalgo (atriz, produtora teatral, psicóloga e pesquisadora da infância) e Camila Guilera (atriz, pesquisadora, professora de teatro e de idiomas). Até o momento já foram realizadas 15 edições das oficinas, para diversas idades, em formato online e presencial. 

A programação começa no dia 07 março com o início do curso anual MENINAS PODEM!, uma novidade do grupo para 2023 que foi pensada a partir do desejo das participantes da última edição e suas famílias. As aulas, voltadas para meninas de 6 a 10 anos, serão semanais, sempre às terças-feiras, no 55 Condomínio Cultural (Rio Vermelho). Já no dia 08 de março, marco das lutas pelos direitos das mulheres, será realizada, à noite, uma edição especial da oficina NÓS!, voltada para adultas. 

Ao longo do mês, A Panacéia  realizará experiências de curta duração, para que mais meninas e mulheres possam, além de conhecer o projeto, celebrar o mês de março como ele realmente merece ser lembrado: através de histórias de mulheres e suas diversas lutas. Serão oficinas de um turno, voltadas para várias faixas-etárias, nas modalidades presencial e online. As inscrições para todas as atividades podem ser realizadas através de formulário online disponível no instagram do grupo (@apanaceia) e tem valores a partir de 40 reais. 

scroll to top