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A periferia retratada em cartões postais: campanha virtual mostra as belezas das favelas de Salvador

Considerada uma das cidades mais turísticas do Brasil, Salvador tem belezas que vão muito além do Pelourinho. Belezas que atravessam vielas, cruzam becos, sobem ladeiras e encontram a vida, as cores e as impressões de diversas comunidades que, de tão ricas em imagens, também podem ser retratadas em cartões postais. É esta a proposta dos “Postais das Periferias”, uma campanha do Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica, que busca valorizar as muitas comunidades e favelas baianas.

A periferia retratada em cartões postais: campanha virtual mostra as belezas das favelas de Salvador

Em entrevista à Adital, Enderson Araújo, diretor do Mídia Periférica e responsável pela campanha explica que a iniciativa não é de incentivo, mas de valorização dos pontos positivos das comunidades, como suas ‘quebradas’ e ‘malocas’. Pode-se comprovar tudo isso visitando a página do grupo na rede social. Recentemente, foi publicado  o segundo postal da periferia , um registro de um lindo pôr do sol na comunidade de Castelo Branco, em Salvador.

“Eu e uma amiga do ‘Mídia Periférica’ queríamos criar uma campanha para valorizar as periferias, e acabou surgindo a ideia de publicar fotos das comunidades e transformá-las em Postais em nossa página do Facebook ”, conta Enderson sobre como surgiu a ideia.

Para participar, qualquer pessoa pode fazer um registro fotográfico de sua comunidade e escrever um pequeno texto de, no mínimo, três linhas, explicando/contando qual a sua visão daquele local. As imagens podem ser postadas na página do grupo no Facebook, ou enviadas para o e-mail midiaperiferica@gmail.com  e publicadas no blog do grupo.

A periferia retratada em cartões postais: campanha virtual mostra as belezas das favelas de Salvador

A grande preocupação do Mídia Periférica em chamar a atenção para as comunidades carentes está baseada no fato de que a principal fonte de renda de Salvador está no turismo. “Quando o turista chega à capital, vai para o Pelourinho, para o Farol da Barra, só para os lugares que a mídia mostra.”, relatou.

Para o grupo, o mais importante é quebrar o paradigma de que em Salvador, só há beleza nos pontos turísticos tradicionais e que, diferente do que os meios midiáticos exibem, a violência não é predominante nas comunidades.

“Muitas vezes, quando pessoas que moram nas periferias estão em uma entrevista de emprego e são perguntadas onde

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