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A tecnologia do filme em três dimensões, ou 3D

Um filme em três dimensões ou 3-D é um filme que reforça a ilusão de percepção de profundidade.
A tecnologia 3-D, ou “3D tecnology” é derivada de uma revolução tecnológica denominada “fotografia estereoscópica”,e tem como objetivo provocar no observador um efeito visual que estimula a sensação de profundidade tridimensional ao observar as imagens em movimento.
Uma rápida análise da ótica que dá suporte a “visão 3D”,começa pela análise da etimologia da palavra “Estereopsia” da qual deriva a palavra “estereoscópica” que qualifica esse tipo particular de fotografia . A palavra “estereopsia” é uma palavra de origem grega e é composta pelos vocábulos: “estéreo” que significa “sólido”, e “psia” que significa visão ou aparência. Assim, a “estereopsia” é a impressão de profundidade que é percebida quando uma cena é vista com os dois olhos por alguém com visão binocular normal.
O filme usado para a exibição em 3-D, é gravado pelas mesmas câmeras usadas para gravar os filmes comuns. Só que no caso do filme a ser exibido em 3-D, as câmeras são usadas para gravar as cenas segundo duas perspectivas, o mesmo valendo quando as imagens são geradas via computação gráfica.
A exibição dos filmes pode ser feitas segundo várias técnicas, dentre as quais estão aquelas que se completam mediante a utilização de óculos especiais, e outras que não precisam desse complemento, como a técnica denominada “autoesteroscopia”,que está sendo utilizada para a produção da TV 3-D, que ainda não chegou (eu não tenho a informação atualizada) ao Brasil. Aliás, na próxima vez que você fora ao “Shopping” ver um filme em 3-D, observe o tipo de óculos especiais que você recebe antes de entrar na sala de exibição. Se for um par de óculos com uma lente de cada cor, saiba que o filme a ser exibido tem como base de gravação o uso de uma tecnologia 3-D bem primária, ou seja, uma das primeiras tecnologias desenvolvidas para a exibição de filmes em 3-D. Essa tecnologia usa um tipo de imagem tecnicamente denominada “Anáglifo” que nada mais é que uma imagem ou um vídeo formatado da maneira especial que nos referimos acima, para fornecer um efeito tridimensional estereoscópico quando visto com uns óculos de duas cores (cada lente com uma cor diferente). A imagem é formada por duas camadas de cores sobrepostas, mas com uma pequena distância entre as duas para produzir um efeito de profundidade, na mente de quem observa. O processo se dá quando as diferentes imagens são filtradas, uma por cada olho. Quando vista através de um filtro especial (no caso, os óculos), a imagem revela o efeito estereoscópico, parecendo saltar do plano. Anáglifos têm sido usados para a apresentação de imagens e vídeos na Internet, CD-ROM, televisão, cinema e até mesmo na mídia impressa. O uso mais comum de filtragem utiliza o vermelho para o olho esquerdo e o ciano (uma combinação de azul e verde) para o olho direito. A técnica foi usada majoritariamente na década de 1950. Para campos da pesquisas científicas ou do desenho industrial, em que a percepção de profundidade é uma facilitadora do entendimento, os anáglifos também têm sido utilizados. Exemplos da NASA incluem algumas das imagens geradas pela “Mars Pathfinder”, uma missão espacial norte-americana lançada em meados de 1996 que tinha como objetivo principal enviar um robô para a superfície de Marte a fim de estudar melhor o planeta; e a missão STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory, ou seja, Observatório das Relações Solares Terrestres) que é uma missão de observação solar lançada em 26 de Outubro de 2006. Essa última utilizou dois veículos orbitais para obter imagens tridimensionais do Sol.
Acredita-se que aproximadamente 12% das pessoas são incapazes de adequadamente ver imagens 3D, devido a uma variedade de problemas de sáude. De acordo com outra pesquisa, cerca de 30% das pessoas têm visão estereoscópica muito fraca impedindo-os de experimentar a sensação de percepção de profundidade visual com base na disparidade estereoscópica. Isto anula ou diminui muito os efeitos de imersão de estéreo digital para eles.Ou seja, para esses o filme em 3D não existe.
Alguns espectadores reclamaram de dores de cabeça e fadiga ocular depois de assistir a filmes em 3D.Além desses, outros problemas de saúde , podem ser induzidos ao assistirmos apresentações cinematográficas ou ao utilizarmos “videogames” em 3D. Existem basicamente dois efeitos induzidos pelos filmes em 3D que não são naturais para a visão humana:São eles: 1) O “crosstalk” (grosso modo significa “linha cruzada”, como quando estamos conversando ao telefone e escutamos outra conversa de outras pessoas) entre os olhos, causada pela separação imperfeita entre as imagens. O “crosstalk” é o fenômeno que ocorre quando a luz destinada a um olho passa a ser percebida também pelo outro olho. É que os olhos humanos são livres de interferência mútua, porque eles são dois canais completamente separados, a menos que você tenha algum tipo de doença.E 2) A incompatibilidade entre a convergência e a acomodação, causada pela diferença entre a posição percebida de um objeto na frente ou atrás da tela e a verdadeira origem desse sinal de luz na tela.
Na próxima vez que você for assistir ao seu filme em 3-D boa diversão, mas recomendo moderação pois as técnicas em uso ainda não mostraram todo o seu potencial de malefícios a sua saúde.

Referencias:

1. 3-D technology; Acesso: http://en.wikipedia.org/wiki/3D_film (acessado em 20/02/2013);
2. STEREO; Acesso: http://pt.wikipedia.org/wiki/STEREO (acessado em 21/02/2013);
3. Mars Pathfinder; Acesso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mars_Pathfinder (acessado em 21/02/2013);
4. TriDef 3D;Acesso: http://www.tridef.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=2520 (acessado em 21/02/2013);

5. Anáglifo:Acesso:  http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1glifo (acessado em 21/02/2013);
6. Imagem: 3D You know what: Acesso: www.youknowthat.info (acessado em 21/02/2013);

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