Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha, será lançada, no dia 25 de Julho, no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira – MUNCAB, em Salvador/BA, a exposição “IYALODÊS: o poder ancestral da mulher negra”, do fotógrafo cubano-brasileiro Bruca Manigua. A exposição fará parte da agenda do Julho das Pretas promovida pelo Selo Juristas Negras em parceria com o MUNCAB.
A mostra retrata as duas idealizadoras do Selo, as Juristas negras e nordestinas Lívia Sant’Anna Vaz e Chiara Ramos, em posição de Iyalodês, mulheres que preparam firmam outras mulheres para combater os paradigmas epistemológicos andro e brancocêntricos nos espaços de poder e decisão no Brasil.
A exposição destaca o regaste ancestral que vem inspirando a construção de uma nova perspectiva no sistema de justiça brasileiro, sob as lentes de de Bruca Manigua.
“IYALODÊS: o poder ancestral da mulher negra” estará disponível para visitação do público dos dias 26 à 31 de julho, das 10h às 17h. Em agosto, a exposição poderá ser visitada de forma itinerante no Salvador Shopping