A cantora baiana Aiace acaba de lançar o clipe de “Pra Curar”, em parceria com a argentina Cata Raybaud, e que conta as participações especiais de João Cavalcanti e Lazzo Matumbi. O Projeto reflete sobre a importância do autoconhecimento, autocuidado e sobre as mudanças pessoais. O clipe está disponível no canal da artista no Youtube.
“Os símbolos dessa canção, escrita originalmente por mim ao lado de Júlia Maia e versionada pela cantautora uruguaia Maité Gadea, são muitos. Falamos da poeira enquanto caminho, da encruzilhada enquanto parte importante do destino, do tempo implacável e certeiro, do medo, das tribulações que chegam pelo simples fato de estarmos vivos e dessa necessidade de procurarmos a nós mesmos para curar as angústias “.
Na sonoridade, o vassi, padrão rítmico africano muito executado em terreiros de nação Ketu em Salvador, embala ao lado de vocais suaves, acordes expressivos de violão e notas acolhedoras de um violino comandado por Marcelo Fonseca.
O resultado se conecta com o vídeo colaborativo protagonizado por pessoas com deficiência física, transexual, drag queen e outres mais que ilustram a estreia.
João Cavalcanti e Lazzo Matumbi estão entre as participações especiais dessa construção imagética assinada pelo produtor executivo Luiz Moraes, roteirista Vitória Kos Orsi e diretora Beatriz Cruz, da Chá Produções. Na edição, Raquel Oyakawa. Livia Lamana e Priscila Beal são as responsáveis pela concepção de arte e fotografia. Marina Furlan soma no time de produtoras que viabilizaram a ação.
“Essa ideia veio em um momento de muitos desafios, onde o distanciamento da vida social deixava um vazio em mim muito grande. Era um momento de desesperança, ao ver a taxa de mortalidade crescendo, a crise social e política que vivemos aqui no Brasil e os casos ainda mais escancarados de racismo explodindo no mundo inteiro. Eu estava muito machucada e desacreditada mesmo sobre o amanhã. É difícil se mover quando estamos nesse lugar. Daí veio esse clipe e ver pessoas que eu não conhecia acreditando, investindo e potencializando a minha música me fez voltar a acreditar na força da arte como agente transformador”, finaliza.
Sobre Aiace
Aiace faz parte da nova geração de cantoras baianas e também integra o grupo musical Sertanília. Solo, ela apresenta uma linguagem contemporânea, utilizando elementos da Música Popular Brasileira, Jazz e elementos do universo Pop e Rock, mas sem esquecer as raízes ancestrais Afro-baianas. Em suas músicas, canta sobre temas que são atemporais, levando o ouvinte a um lugar cheio de nuances e texturas que dialogam com as referências musicais mais diversas, vestidas pela doçura e expressividade da sua voz.
Seu primeiro disco solo chamado “Dentro ali” traz as participações especiais de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi, grandes nomes da música popular brasileira. O álbum esteve presente entre os melhores lançamentos de 2017 por sites especializados, como o Embrulhador.