Home » Blog » ANCESTRALIDADE: Editorial de fotógrafo baiano faz leitura contemporânea da cultura Igbo

ANCESTRALIDADE: Editorial de fotógrafo baiano faz leitura contemporânea da cultura Igbo

27/06/2018 | às 13h03

O fotógrafo Matheus Len’s lançou recentemente um editorial chamado Terra Igbo, no qual apresenta a história dos igbos junto a elementos contemporâneos. A obra foi publicada no site Afropunk, responsável por um festival de música, artes, empreendedorismo e cultura negra. 

Cada passo que damos para não sermos mais uma estatística é um ato de resistência” – Matheus Len’s, Terra Igbo

Os igbos são um dos maiores grupos étnicos do continente africano e também um dos mais atingidos pelo comércio transatlântico de pessoas escravizadas. Muitas delas, preferiram se sacrificar, se jogando no mar, do que viver como escravizados. Terra Igbo traz essa narrativa mostrando os sacrifícios que fazemos hoje, como lutar contra o sistema para conseguir estudar.

“O editorial Terra Igbo tem o intuito de tornar conhecido o ato feito pelos negros escravizados que se repete constantemente na atualidade para que lembremos que a nossa luta é representação do que já foi feito há muito tempo”, afirma Matheus.

O jovem de 22 anos mora no Subúrbio de Salvador e conheceu a fotografia em 2012 com a Oi! Kabum, Escola de Arte e Tecnologia. Segundo ele, foi lá que se encontrou como artista, onde teve o primeiro contato direto com a fotografia e a arte de um modo geral. Desde então, Matheus Len’s vem desenvolvendo trabalhos fotográficos que contam histórias sobre a realidade da população negra de periferia.

A obra conta com os modelos Hebert Gonçalves, Ivan Lima e  Ashley Malia. A produção é de Jeferson Devon. Confira: https://www.facebook.com/pg/matheuslenseditoriais/photos/?tab=album&album_id=1723404661087382 

 

Ashley Malia é repórter-estagiária do Correio Nagô

Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo

 

scroll to top