Annie Ganzala se intitula afro sapatão, mãe, feminista decolonial, candomblecista, aquarelista e grafiteira. A artista soteropolitana usa aquarela para pintar suas inspirações e essa é uma das maiores características de suas obras.
Annie descobriu recentemente que tem glaucoma e cerotocone avançado. A doença já comprometeu 80% de sua visão esquerda e o tratamento mais medicações custam em torno de 5 mil reais. Ela passou um tempo esperando em hospitais públicos, mas decidiu pedir ajuda a uma amiga para os exames iniciais, entretanto, não pôde continuar o tratamento por conta do alto custo.
Os procedimentos estão custando cerca de 11 mil reais.
Clique para saber detalhes e como ajudar
A primeira campanha online através do site Vakinha foi concluída com sucesso. Ela fez alguns exames para confirmar o procedimento para o tratamento da cerotocone, porém o diagnóstico indicou que a doença havia avançado para o nível 4, o mais elevado. “O próximo passo é fazer a cirurgia da cerotocone, e como a glaucoma ainda está em um nível baixo, eu vou tentar fazer pelo SUS e espero conseguir fazer o tratamento todo por lá”, diz Annie.
“Já tenho dificuldade hoje para pintar, ler, desenhar, e, como artista, eu fiquei muito desesperada”, completa.
Annie Ganzala abriu outra campanha através do site Indiegogo para alcançar pessoas estrangeiras.
Ashley Malia é repórter do Portal Correio Nagô.