Wyza é Bakongo, oriundo do Uíge, noroeste de Angola (Foto: divulgação)
Um grande encontro musical entre Angola e Bahia acontece no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, no dia 31 de outubro, às 19h. Dois grandes artistas angolanos, Wyza e Dodô Miranda, se apresentam ao lado da cantora baiana Jussara Silveira, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira. O concerto tem regência e direção musical de Bira Marques, com ingressos a apenas R$1,00.
Wyza e Dodô Miranda representam uma nova África cantada em dialeto, que mistura diferentes culturas e incorpora com naturalidade a sua exuberante musicalidade com influências de jazz, música erudita e os sons tradicionais de Angola. Dois cantores já reconhecidos, dentro e fora do país, que, agora, atravessam o atlântico para mais um encontro musical, reforçando os laços culturais entre a Bahia e a África.
O cantor e compositor Wyza possui dois cds gravados, e traz para a Bahia um pouco do Kilapanga, ritmo tradicional angolano da região do Uíge, noroeste de Angola. Já Dodô Miranda, que tem na música gospel a sua maior influência, mostra para os baianos a força do canto coral de Angola. Os dois artistas agora têm a chance de mostrar seus trabalhos na Bahia, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, composta por 50 músicos e residente do Teatro Cidade do Saber. O concerto contará também com a voz suave de Jussara Silveira, que este ano lançou seu sétimo cd “Flor Bailarina”, com canções de compositores angolanos.
O concerto traz canções do repertório de Wyza, Dodô Miranda e Jussara Silveira, com arranjos para orquestra de Bira Marques, Leandro Braga, Lincoln Olivetti, Ataualba Meirelles, Mehmari e Pedro Dias.
O PROJETO
Este concerto é parte do projeto África visita África, idealizado por Sergio Guerra, que tem como objetivo principal reforçar ainda mais as ligações culturais entre os artistas angolanos e baianos. Além do concerto, o projeto também conta com a gravação de um cd e de um documentário.
O documentário, com direção de João Guerra, está sendo gravado em Angola e na Bahia e pretende mostrar algumas diferenças e semelhanças entre a cultura baiana e angolana. O filme acompanhará Wyza e Dodô Miranda em visitas a músicos baianos que têm forte herança musical africana em seus trabalhos como Mateus Aleluia, Roberto Mendes, Gabi Guedes, Dão, as Ganhadeiras de Itapuã , entre outros. Além desses encontros musicais, o documentário vai acompanhar a visita de Wyza e Dodô Miranda a algumas cidades onde a cultura africana é forte como Santo Amaro, Cachoeira e Salvador. As gravações na Bahia acontecem entre os dias 19 de outubro e 03 de novembro.
O Cd, com produção de Alê Siqueira, será gravado em Angola e na Bahia e vai registrar os encontros entre Wyza, Dodô Miranda e os baianos Mateus Aleluia, Roberto Mendes, Jussara Silveira e as Ganhadeiras de Itapuã, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Popular Brasileira.
O projeto África visita África é uma realização da Maianga Produções e conta com o apoio da Cidade do Saber.
SERVIÇO:
EVENTO: Concerto África Visita África
ARTISTAS: Wyza, Dodô Miranda, Jussara Silveira e Orquestra Sinfônica Popular Brasileira
REGÊNCIA: Bira Marques
LOCAL: Teatro Cidade do Saber – Camaçari
DATA: 31 de outubro (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h
INGRESSO: R$ 1,00