Inspirados nos indígenas que tradicionalmente fazem seus encontros ao redor do fogo, um grupo de 20 pessoas vem adaptando a fogueira ao ciberespaço. O grupo composto por educadores, artistas e indígenas, está, por meio do projeto “Diversidade Cultural e Artística em Interação Eletrônica” refletindo e sistematizando o método batizado de “Fogueira Digital”.
No dia 09 de abril, às 15h será realizada uma Fogueira Digital Aberta, pelo Zoom e no canal Mensagens da Terra no YouTube (http://www.youtube.com/mensagensdaterra).
Na ocasião, será lançado um mini documentário sobre as “Fogueiras Digitais” apresentando o método que pode ser adaptado a diferentes contextos e públicos. Para participar dentro da sala no Zoom, basta preencher o formulário .
A “Fogueira Digital” como método propõe uma reconexão com a valorização dos saberes indígenas, a necessidade humana de pertencimento, identidade e cultura. O método estimula a diversidade cultural em diálogo promovendo assim a paz para todos. O método de “Encontros Humanos” onde se libera a inteligência coletiva, onde acontece a aprendizagem colaborativa que foi experimentada em mais de 100 fogueiras.
Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O projeto é hoje uma parceria entre a produtora soteropolitana, Maiana Medina, o coletivo “Mensagens da Terra”, a ONG Thydêwá e voluntários.
Uma “Fogueira Digital” será aberta ao público com a participação especial de artistas, de indígenas e de educadores que já contribuíram na construção do método para apresentá-lo e dialogar. O público alvo para participar de nova fogueira são pessoas interessadas em: métodos inovadores de ensino-aprendizagem em ambiente virtual; gestores culturais; artistas; e professores motivados para promover a diversidade cultural em diálogo e as sabedorias indígenas.
Dentre os inscritos, o projeto selecionará 15 pessoas que poderão participar da Fogueira Digital dentro de uma sala Zoom; enquanto todos os outros interessados poderão participar ao vivo pelo YouTube, pelo canal Mensagens da Terra.