Por Márcia Guena e Raiane Sousa
O policiamento da última festa organizada pela Fifa no Farol da Barra, em Salvador, Fifa Fan Fest, no dia 20 de junho durante o jogo Suiça X França, foi realizado por 334 homens e mulheres, 250 da Polícia Municipal e 84 da Guarda Municipal.
Todos que ingressavam no local passavam por uma revista, com detectores de metais, mostrando bolsas e mochilas. Aparentemente todo esse processo tem sido realizado com muito respeito aos que comparecem aos jogos e os policiais se mostraram educados e receptivos para atender a imprensa.
Muito diferente do que acontece no dia a dia, durante as abordagens policiais às pessoas em Salvador, o famoso baculejo, nome popular dado às revistas realizadas pela polícia a transeuntes, motoristas e, principalmente, a passageiros de ônibus, escolhidos a dedo, que descem, encostam na parede de pernas abertas e são então revistados, causando constrangimento para muitos.
Segundo o Gerente de Operações da Guarda Municipal, Cristiano Leal, o objetivo das revistas é manter a segurança no local, evitando que pessoas entrem com material cortante, substâncias ilícitas ou algo que possa causar dano a alguém ou alguma coisa. “Caso seja encontrado alguma irregularidade a pessoa é encaminhada até o stand da polícia para averiguação”. Foram encontrados e apreendidos 133 objetos cortantes e pontiagudos, como alicates e canivetes, e quatro armas de fogo, todas de policiais militares e federais, que tiveram que deixá-las com a Guarda Municipal.
A avaliação do Major Sandes Jr. da Polícia Militar foi similar, sem o registro de nenhuma ocorrência até o final da partida. Foi deslocado um grande efetivo para a porta do Shopping Barra, com escudos e viaturas, pois estava programada uma manifestação contra a Copa, mas, segundo o Major, um grupo pequeno e pacífico realizou o protesto
www.chuteirasforadefoco.blogspot.com.br