Redação Correio Nagô – Após reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador, na última terça-feira (6), movimentos feministas, representantes governamentais e de outras instituições traçaram estratégias para mais uma edição da campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. O encontro foi convocado pela bancada feminina da casa e Comissão de Direitos da Mulher.
Parte da mobilização realizada em mais de 160 países, a campanha, que será realizada no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, é voltada à sensibilização acerca do problema da violência sexista. No entanto, no Brasil, as atividades são antecipadas, começando em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando diversos movimentos vão às ruas na defesa da igualdade racial. Diversos eventos estão propostos, a exemplo de manifesto em “cartões postais” da cidade, audiência pública, seminários, rodas de conversa, vigílias feministas, entre outros.
A titular da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, informou que algumas iniciativas receberão apoio do governo estadual, com aporte financeiro disponibilizado em edital lançado recentemente. As ações serão viabilizadas por meio da assinatura de convênios, que acontece na próxima segunda (12), na capital. Ela lembrou o alto índice de violência que atinge as mulheres e a necessidade de frear as estatísticas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que mais de 70% das mulheres em todo o mundo sofrem algum tipo de violência ao longo da vida.
Fotos: Kleidir Costa/SPM
(Com informações da SPM)