Hackathon Solidário
Pela primeira vez na Bahia, um Hackathon será realizado para a resolução de problemas reais das organizações sociais.
Organizado pelo Grupo Bagunçaço e pelo Centro de Estudos do Subúrbio, o Hackathon Solidário acontecerá dias 04 e 05 de maio de 2019, sábado e domingo, no Centro de Treinamento da EBDA, no bairro de Itapuã, em Salvador.
Ao todo, serão 36 horas ininterruptas de maratona e está prevista a participação de oito equipes de cinco membros cada. As equipes representarão as instituições de ensino da Bahia parceiras do projeto, que selecionaram os participantes.
A ideia do “Hackathon Solidário” é encontrar soluções inovadoras para o problema de sustentabilidade econômica e social das associações e organizações da sociedade civil. A premiação para os 1º lugar será de 3 mil reais, do 2º Lugar de 1.000,00 e 3º lugar será de 500,00.
O Hackathon Solidário foi aprovado pelo edital USBEA Bahia + Acbeu Small Grants Contest do Consulado dos Estados Unidos – Rio de Janeiro, e conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, instituições de ensino, além de inúmeras associações e organizações da sociedade civil.
O Hackathon é uma maratona de programação tecnológica, que tem sido realizado por empresas e governos na busca de soluções criativas e inovadoras para os problemas complexos existentes nas organizações.
Esses desafios têm mobilizados jovens pelo país a fora, sejam estudantes e profissionais, da área de programação, designer, gestão e algumas profissões específicas, interagindo o saber técnico, a criatividade e a juventude, criando um ambiente de ” jogo”, de competição e com foco no resultado.
Em 2018, o Instituto Mídia Étnica, em parceria com a Vale do Dendê, realizou uma Maratona de Tecnologia e Inovação, dentro da programação da II Ocupação Afrofuturista, em Salvador, Irecê e Seabra.
Confira o que rolou e entenda como funciona um hackathon. Acesse aqui a reportagem do portal Correio Nagô.
Cobertura da TV Correio Nagô para a Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista: Link Aqui