Home » Blog » Bahia terá hackathon com foco em problemas sociais das comunidades

Bahia terá hackathon com foco em problemas sociais das comunidades

Hackathon Solidário

Pela primeira vez na Bahia, um Hackathon será realizado para a resolução de problemas reais das organizações sociais.

Organizado pelo Grupo Bagunçaço e pelo Centro de Estudos do Subúrbio, o Hackathon Solidário acontecerá dias 04 e 05 de maio de 2019, sábado e domingo, no Centro de Treinamento da EBDA, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Ao todo, serão 36 horas ininterruptas de maratona e está prevista a participação de oito equipes de cinco membros cada. As equipes representarão as instituições de ensino da Bahia parceiras do projeto, que selecionaram os participantes.

A ideia do “Hackathon Solidário” é encontrar soluções inovadoras para o problema de sustentabilidade econômica e social das associações e organizações da sociedade civil. A premiação para os 1º lugar será de 3 mil reais, do 2º Lugar de 1.000,00 e 3º lugar será de 500,00.

Hackathon Solidário terá o desafio de equipes selecionadas pelas instituições de ensino da Bahia: Uneb, Uesb, Cimatec, UniJorge, Unifacs, IFBA, UFBA e UFRB.

O Hackathon Solidário foi aprovado pelo edital USBEA Bahia + Acbeu Small Grants Contest do Consulado dos Estados Unidos – Rio de Janeiro, e conta ainda com o apoio do Governo do Estado da Bahia, instituições de ensino, além de inúmeras associações e organizações da sociedade civil.

O Hackathon é uma maratona de programação tecnológica, que tem sido realizado por empresas e governos na busca de soluções criativas e inovadoras para os problemas complexos existentes nas organizações.

Esses desafios têm mobilizados jovens pelo país a fora, sejam estudantes e profissionais, da área de programação, designer, gestão e algumas profissões específicas, interagindo o saber técnico, a criatividade e a juventude, criando um ambiente de ” jogo”, de competição e com foco no resultado.

Em 2018, o Instituto Mídia Étnica, em parceria com a Vale do Dendê, realizou uma Maratona de Tecnologia e Inovação, dentro da programação da II Ocupação Afrofuturista, em Salvador, Irecê e Seabra.

Confira o que rolou e entenda como funciona um hackathon. Acesse aqui a reportagem do portal Correio Nagô.

Cobertura da TV Correio Nagô para a Maratona de Tecnologia e Inovação Afrofuturista: Link Aqui

scroll to top