Home » Manchete » Bando de Teatro Olodum leva novos talentos aos palcos em mostras gratuitas de Performance Negra

Bando de Teatro Olodum leva novos talentos aos palcos em mostras gratuitas de Performance Negra

Depois de três meses de intensas trocas e aprendizados, o Bando de Teatro Olodum apresenta as Mostras de Encerramento das Oficinas de Performance Negra. O público poderá conferir gratuitamente, em três diferentes comunidades de Salvador, as cenas criadas por jovens e adultos formados ao longo do processo. As Mostras integram o projeto ERÊ Bando 35 anos.

Nos palcos, novos talentos da periferia celebram a ancestralidade, a potência das artes negras e trazem à tona temas urgentes. As apresentações acontecem nos Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 (Coutos) e no Espaço Xisto (Barris).

As cenas têm como inspiração o espetáculo ERÊ, que volta aos palcos em setembro. O tema central é a denúncia do genocídio de crianças e adolescentes negros, atravessado por reflexões sobre violência contra a mulher, homofobia e empoderamento feminino. Música, dança, teatro e humor, marcas do Bando, conduzem essas criações potentes.

As oficinas foram compostas por aulas de teatro, dança, música, memória e identidade e, nesta edição, incluíram conteúdos técnico-profissionalizantes, como iluminação, sonorização, produção cultural e audiovisual. O objetivo foi inspirar talentos artísticos a partir de uma metodologia construída em 35 anos de história, responsável por revelar nomes como Lázaro Ramos, Érico Brás, Edvana Carvalho, Valdineia Soriano, Lucas Leto, entre outros.

Núcleos abordam a violência contra jovens e crianças
“Essas Mostras reúnem talentos despertados ao longo do processo. São artistas desta cidade tão rica e diversa, que aceitaram o chamado do Bando e assumiram o compromisso de levar para o palco a denúncia das violências e desigualdades que ainda marcam nossas comunidades”, afirma Cássia Valle, a escritora, diretora e atriz do Bando.

No Núcleo Alagados, o ator Sergio Laurentino destaca: “Exploraremos a musicalidade negra e o corpo negro na cena para denunciar o genocídio da juventude. As cenas nasceram da memória coletiva de participantes, muitos moradores de Alagados e regiões marcadas pela violência do Estado, que deixam perdas significativas e irreparáveis”.

No Núcleo Plataforma, o ator e produtor Fábio Santana ressalta: “As cenas exaltam a ludicidade e a energia das nossas crianças, que só querem ser crianças. Mas também mostram as violências que elas sofrem, inclusive através de palavras. Destacamos a importância da escola como local de questionamentos, por exemplo: por que a polícia mata mais pessoas pretas? Por que existem pessoas pretas tão pobres e pessoas brancas tão ricas? São perguntas que a sociedade precisa encarar”.

No Núcleo Espaço Xisto, o ator e diretor Jorge Washington completa: “As cenas partem de uma realidade cruel, o extermínio da juventude negra, que contraria a ordem natural da vida, que seria os filhos enterrarem sua mãe. A partir daí, contamos histórias reais e fictícias para chamar atenção, colocar o dedo na ferida e denunciar o extermínio da nossa população”.

As Oficinas de Performance Negra integram o Projeto Erê – 35 anos do Bando, que reafirma a missão da companhia de valorizar a arte negra no Brasil. Além das mostras, o projeto terá uma nova temporada do espetáculo ERÊ no mês de setembro.

O projeto Erê – 35 anos do Bando de Teatro Olodum é patrocinado pela Wilson Sons, via Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Serviço
Mostras de Encerramento das Oficinas de Performance Negra
30 e 31 de julho e 1º de agosto, às 19h
Espaço Cultural Alagados (Uruguai) | Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 (Coutos) | Espaço Xisto Bahia (Barris)
Entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços.

PROGRAMAÇÃO
Núcleo Alagados: dia 30 de julho, 19h, Espaço Cultural Alagados, Rua Silvino Pereira, Uruguai
Núcleo Plataforma: dia 31 de julho, 19h, Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360, Rua da Paz, s/n, Coutos
Núcleo Espaço Xisto: dia 1º de agosto, 19h, Rua General Labatut, 27, Barris

Créditos das Fotos: Black Rec (foto da Oficina)

Informações para a Imprensa 71. 98873-7047 André Santana DRTBA 2226 – Assessoria de Imprensa do Bando de Teatro Olodum

scroll to top