Projeto é aberto com leitura e lançamento do livro “Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena”, de Régia Mabel Freitas, e segue com leituras dramáticas das peças Essa é a Nossa Praia, Bai Bai Pelô e Ó Paí, Ó
Em julho, o Bando de Teatro Olodum apresenta o projeto Terças Pretas – Tersarau do Bando, que reúne música, literatura, moda, artesanato e, claro, muito teatro. O projeto, que ocupa o Teatro Vila Velha durante todas as terças-feiras do mês de julho, tem início hoje, dia 7, às 19h, com leitura dramática e lançamento do livro “Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena”, da pesquisadora de relações étnico-raciais e doutoranda em Difusão do Conhecimento na UFBA Régia Mabel da Silva Freitas.
O livro aborda as contribuições do Bando no processo de construção da cidadania de atores e ex-atores. O formato do texto, que alia o rigor científico à linguagem teatral – transformando Introdução e Considerações Finais em Abertura e Fechamento de Cortinas, Capítulos em Atos e Cenas, e por aí vai – permite a sua apresentação em forma de leitura dramática, com atores do Bando no elenco.
A obra compartilha percursos, indagações e descobertas de sua pesquisa científica in loco no Teatro Vila Velha, descrevendo a aventura investigativa do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania na Universidade Católica do Salvador.
Nas próximas terças de julho, o projeto apresenta as leituras dramáticas da Trilogia do Pelô: Essa é a Nossa Praia (14/7); Ó Paí, Ó (21/7) e Bai Bai Pelô (28/7). As leituras irão proporcionam o reencontro do elenco do Bando com atores que passaram pelo grupo e participaram da criação dos personagens, nas montagens originais. Além disso, é uma oportunidade para o público reencontrar alguns atores que fizeram história no Bando e hoje estão mais distantes dos palcos baianos.
Antes das leituras dramáticas, o projeto Terças Pretas – Tersarau do Bando, que começa às 17h, conta ainda com a Feira Itinerante, que além de venda de roupas, acessórios e artesanatos, conta com apresentações de DJs convidados.
O projeto Tersarau faz parte da comemoração das Bodas de Prata do Bando de Teatro Olodum. Imperdível!
Da Redação do Correio Nagô
Fotos divulgação