O candidato democrata e presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito na madrugada desta quarta-feira (07/11) para mais quatro anos no poder. A vitória de Obama sobre o republicano Mitt Romney se deveu ao seu desempenho em estados considerados chave, que, historicamente, não apresentam tendência para nenhum dos dois maiores partidos do país, como Flórida e Ohio.
Após conquistar os delegados dos estados de Ohio e Iowa (até então apontados pelas pesquisas de intenção de voto como indefinidos), Obama ultrapassou a marca de 270 votos necessários para se reeleger.
O presidente reeleito acompanhou a apuração dos votos em Chicago, cidade em que morava até chegar à Presidência dos Estados Unidos, em 2008. Durante o último dia de campanha, nesta terça-feira (06/11), o democrata elogiou a “animação” da campanha de Romney e incentivou os eleitores a irem às urnas.
Romney, por sua vez, depois de visitar os estados de Ohio e Pensilvânia, retornou a Massachusetts, onde foi governador.
Durante a campanha, o republicano focou em temas relacionados a economia e política externa, argumentando que Obama não havia sido firme o suficiente nos últimos quatro anos. Embora o desempenho macroeconômico do país ainda seja fraco, a divulgação de um leve aquecimento no PIB e da criação de mais 170 mil postos de trabalho impulsionou a candidatura democrata em seus últimos dias. Obama também ganhou maior presença nos noticiários com os estragos deixados pelo furacão Sandy. Por ocasião da supertempestade, ele buscou reforçar a imagem de lider da nação.
Fonte: Opera Mundi