17/05/2018 | às 16h16
A 3ª edição da Batalha das Bruxas comemora um ano de Coletivo Vira-Lata, com uma programação exclusivamente feminina. Neste sábado (19), às 19h, as mulheres vão tomar o Espaço Gamação, em frente à Arena Fonte Nova, com uma batalha de rima, apresentações e muita poesia.
O coletivo começou a partir da inquietação da poetisa, estudante e beatmaker Elana Cristina, 17, sobre a cena do rap de Salvador ser masculina. Há um ano, ela juntou algumas mulheres artistas de rua em um grupo de WhatsApp a fim de fazer um coletivo, o que resultou no Vira-Lata, a junção de mulheres artistas que vem ocupando espaço na cena.
“É muita responsabilidade colocar um evento como esse mas fazemos tudo entre irmãs,” conta Elana Cristina.
Pollyana Menezes, poetisa e estudante de pedagogia falou sobre a dificuldade para que outras mulheres participassem das batalhas, muitas vezes por vergonha.
“Na primeira edição poucas meninas se inscreveram para batalhar, mas cada vez vai chegar mais mulher, nem que seja de uma em uma. Apesar de todas as pivetas da cena [das artes de rua] se conhecerem de se flagrar em rolê, a gente sabe como é difícil chegar em uma roda de freestyle [competição de rima livre] que só tem homem. É um espaço muito masculino que ainda não nos aceita e nos silencia”, conta Pollyana Menezes.
Nessa 3ª edição, o coletivo conseguiu produzir algo maior, com a participação de outras artistas que acreditam na força coletiva. “A Batalha das Bruxas foi pensada para dar voz às mulheres que estão na cena undergroud, que querem fazer, mas têm vergonha. E a gente fica em cima até o último minuto apertando a mente, chamando para batalhar, para recitar”, complementa Pollyana.
Com o intuito de incentivar o trabalho das artistas, a mulher que ganhar o 1º lugar na batalha de freestyle, a premiação será uma gravação mix e master do @king_dakaof + uma camisa do Vira-Lata, para o 2º lugar o prêmio é um beat da @laelavl e o 3º lugar terá premiação surpresa.
A ganhadora da 2ª edição da Batalha das Bruxas, Ticia Lorum, contou sobre quando começou a rimar em uma roda só de homens e reflete: “Uma mulher, só por pegar no mic [microfone] já é alguma coisa, é uma espécie de alto falante para se expressar ao mundo”.
Programação:
Brota Xota
Singa
Nega Fya
Amanda Rosa
As Mule Crew
DJ Real Bagaça DMT
DJ Berlota com participação de Tina B
Família 4:15
Serviço
O QUE: 3ª edição Batalha das Bruxas + 1 ano de Coletivo Vira-Lata
QUANDO: 19 de maio, sábado, às 19h
ONDE: Espaço Gamação, em frente à Arena Fonte Nova
COMO: batalha de freestyle com premiação e shows
QUANTO: R$ 5,00 com nome na lista R$ 10,00 na hora
Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.