Entre os dias 19 e 20 de março, acontece a 2º edição do Festival do Bloco Rural Estrelinha, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. A iniciativa, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do LAB-PE, celebra a pluralidade nas mais diversas linguagens artísticas da região. O festival também vai celebrar os 60 anos do bloco, que foi fundado em 15 de março de 1962.
O festival acontece de forma presencial, e traz uma mistura de coco, maracatu rural, ciranda, forró pé-de-serra, boi de carnaval, entre outros ritmos. .
O evento tem como proposta promover a transmissão de saberes, a vivência ancestral e a valorização do trabalho de artistas da Mata Norte, também é um espaço de formação e capacitação para crianças, adolescentes, jovens e mulheres, por meio da oralidade, dança e ritmos musicais.
A arte e a cultura dão alma à cidade, grupos culturais, artistas e toda comunidade cultural. Nesse momento da pandemia e o retorno gradativo, torna-se ainda mais relevante e urgente manter todos unidos, apesar da distância imposta pelo cenário atual. Amparado nessa visão, o festival traz apresentações culturais que prometem colocar o público em total conexão com a arte, cultura e diversão.
No sábado (19), primeiro dia do festival, se apresentam diversos grupos. Entre as atrações musicais, As Januárias ( Nazaré da Mata); Coco de Engenho (Nazaré da Mata; Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante (Nazaré da Mata). A apoteose da noite será do Bloco Rural Estrelinha, anfitrião do evento.
O clima festivo também segue domingo (20), com atrações para todas as idades e gostos. Na grade de apresentações, Bloco Rural Caravana Andaluza ( Tracunhaém); e o Boi Charuto ( Buenos Aires). A festa, que deve entrar pela noite, também terá a Ciranda Bela Rosa do Mestre Bi ( Nazaré da Mata); Coco da Mata ( Nazaré da Mata); Nailson Vieira ( Nazaré da Mata)
A participação do público será limitada. A medida visa atender decreto sanitário instituído pelo Governo do Estado e Prefeitura da cidade. A apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 é obrigatória para entrar no local.
Todo conteúdo musical e artístico, será disponibilizado, em formato audiovisual, no canal do evento, no Youtube, gratuitamente.