Home » Manchete » Brasil de Fato e Fundação Rosa Luxemburgo lançam microbolsa de jornalismo “Marcha das Mulheres Negras 2025”

Brasil de Fato e Fundação Rosa Luxemburgo lançam microbolsa de jornalismo “Marcha das Mulheres Negras 2025”

A iniciativa vai financiar cinco reportagens sobre pautas centrais das lutas das mulheres negras. Inscrições até 28/8.

O jornal Brasil de Fato e a Fundação Rosa Luxemburgo lançaram neste mês o edital de seleção de bolsistas para o programa de microbolsas de jornalismo “Marcha das Mulheres Negras 2025”, com o objetivo de ampliar a visibilidade das pautas presentes na 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que vai acontecer no dia 25 de novembro de 2025, em Brasília. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília), através deste link

O programa convida jornalistas profissionais a apresentarem propostas de pauta para reportagens em texto que abordem o tema central da marcha “Reparação e Bem Viver como projeto político” e/ou assuntos relacionados às lutas das mulheres negras, como justiça racial e climática; violência de Estado; feminismos negros e interseccionalidade; economia do cuidado; juventude negra e direito à cidade e envelhecimento de mulheres negras.

Voltada a jornalistas profissionais de todo o Brasil, a iniciativa incentiva fortemente a participação de mulheres negras cis e trans, além de pessoas indígenas, periféricas, quilombolas e LGBT+.

Como funciona
Serão selecionadas cinco propostas de pauta comprometidas com a equidade racial e de gênero e cada uma será contemplada com o valor de R$ 5.000. As reportagens deverão ser produzidas em formato de texto e devem contribuir para amplificar as vozes das mulheres negras, articular suas lutas às urgências políticas do presente e inspirar a participação coletiva na marcha.

Três das cinco microbolsas são destinadas exclusivamente a mulheres negras cis ou trans e as outras duas vagas são destinadas à ampla concorrência.

As pessoas jornalistas selecionadas terão acompanhamento editorial do Brasil de Fato e suas reportagens serão publicadas no site e nas redes sociais do jornal entre 25 de outubro e 25 de novembro de 2025, na reta final rumo à marcha.

Como participarAs inscrições devem seguir as diretrizes e orientações do edital de seleção de bolsistas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário oficial, até o dia 28 de agosto de 2025, às 23h59 (horário de Brasília). Além da proposta de pauta, conforme modelo disponível no edital, são solicitados: registro profissional (MTb), currículo e portfólio de produções jornalísticas. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de setembro.

Por que cobrir esta pauta?Porque mobilizar, sensibilizar e engajar mulheres negras, organizações e a sociedade em geral para a Marcha das Mulheres Negras 2025 contribui para ampliar o debate sobre pautas urgentes como a de Reparação histórica e Bem Viver e de projetos políticos que desafiam as estruturas racistas, machistas e capitalistas que perpetuam a violência e as desigualdades no Brasil.

Dez anos de marchaA primeira marcha foi realizada em 2015 e reuniu cerca de 50 mil mulheres em Brasília, marcando a história das lutas sociais no Brasil. Dez anos depois, em um contexto de avanço do conservadorismo, a 2ª edição se internacionaliza e exige o fim da violência racial e de gênero; políticas de reparação histórica e um projeto de sociedade baseado no Bem Viver.
Com este programa de microbolsas de jornalismo, o Brasil de Fato e a Fundação Rosa Luxemburgo reafirmam o compromisso com uma comunicação plural e feita por quem vive as lutas que narra e por quem apoia o protagonismo das mulheres negras como centro de um projeto político de melhoria da qualidade de vida das populações em maior situação de vulnerabilidade.

scroll to top