O evento é considerado como o maior fundo anual da nação para levantar recursos financeiros para a população africana
Redação Correio Nagô* – O “2013 Bishop John T. Walker Memorial Dinner”, que será realizado no dia 20 de abril, em Washington, terá a presença do ex-presidente Lula, e dos representantes do Fundo Baobá Athayde Motta e Hélio Santos.
(Foto: http://www.africare.org/support-us/events/index.php)
De acordo com informações da assessoria do Fundo Baobá, a participação dos brasileiros é uma maneira de reforçar o envolvimento do país em assuntos voltados à filantropia”. Athayde Motta e Hélio Santos representam o Fundo Baobá para Equidade Racial, a única organização brasileira de incentivo à doação e combate ao racismo que estará no evento.
“Firmamos parceria com o Africare e já estudamos a realização de ações conjuntas de incentivo à filantropia no Brasil e também nos EUA”, conta Athayde Motta, direto executivo do Fundo Baobá para Equidade Racial.
Criado em 2011 e com sede em Recife (PE), o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos no Brasil e no exterior para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras.
O Fundo Baobá também promove uma agenda para estimular a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética. A Fundação Ford e a Fundação Kellogg são as duas mantenedoras da entidade. A Fundação Tides, o Synergos e o Africare também são parceiros do Fundo Baobá.
Homenagens – O evento é uma homenagem do Africare às personalidades que defendem a paz, a justiça e a harmonia inter-racial. Esse ano, os homenageados são o presidente Barack Obama e o Dr. Mo Ibrahim, ambos reconhecidos por suas contribuições extraordinárias de mudança de vida e impactos na África.
O ex-presidente Lula foi homenageado nesse mesmo evento em 2011. Na ocasião, Lula foi reconhecido por sua contribuição em termos de investimentos, comércio e relações diplomáticas entre África e Brasil.
Histórico – Realizado pela primeira vez em 1990, o Bishop John T. Walker Memorial Dinner é realizado em memória do Bispo John T. Walker (considerado exemplo de paz, justiça e harmonia inter-racial). O evento é o maior fundo anual da nação para levantar recursos financeiros para a população africana.
Já o Africare é uma Organização Não Governamental direcionada à problemas na África e questões políticas. A ONG trabalha em parceria com os povos africanos construindo comunidades sustentáveis, saudáveis e produtivas. Desde 1970, o Africare forneceu mais de US$1 bilhão em assistência e apoio para mais de 2.500 projetos em Agricultura e Segurança Alimentar; Água, Saneamento e Higiene; Direitos das Mulheres; Saúde, HIV & AIDS. Essas ações tem impactado a vida de milhões de beneficiários em 36 países na África.
*Com informações da assessoria do Fundo Baobá