Home » Revista » “Brincadeira” de empresa sobre cabelos crespos provoca polêmica na internet

“Brincadeira” de empresa sobre cabelos crespos provoca polêmica na internet

cadiveu4

Redação Correio Nagô * – Uma estratégia de marketing da marca de cosméticos e produtos capilares Cadiveu está causando polêmica na Intenet desde que a empresa postou em sua página no facebook fotos de divulgação da marca na Beauty Fair 2012, uma feira de porte internacional que ocorreu em São Paulo.

Muitas mulheres de cabelos crespos começaram a encher a fan page da empresa com comentários, reclamações, protestos e pedidos para que a Cadiveu se retratasse. As imagens divulgadas pela empresa mostram pessoas usando perucas grandes estilo Black Power e exibindo uma placa com dizeres “Eu preciso de Cadiveu”.

Muitos usuários da rede se sentiram ofendidos com a campanha que foi chamada, entre outros termos, de “mau gosto”, “racista” e “preconceituosa”. De acordo com informações de uma reportagem publicada no G1 São Paulo, a fundadora da empresa, Claudia Alcantara, chegou a postar uma mensagem de esclarecimentos, o que só provocou ainda mais a revolta, visto que chamou a ação de marketing de uma “brincadeira”.

“Quero dizer a vocês que essa brincadeira que nós fazemos é tão divertida e contagiante, que é sucesso no mundo inteiro, em todos os eventos”, postou a empresária. “Essa ‘peruca’ é falsa, feita de plástico e não lembra um cabelo humano nem a quilômetros de distância”, acrescentou.

Apesar da explicação, horas depois, a fundadora da marca postou um pedido de desculpas. “Pessoal, respeito a opinião de todos! E peço desculpas do fundo do meu coraçao se ofendi alguém. Essa não foi a minha intenção. Nós simplesmente (por um erro de falta de análises) não ligamos essa brincadeira a uma atitude preconceituosa. Sinto muito por isso e segue meu pedido de desculpas”, escreveu. Ela postou ainda uma imagem com a mensagem “Amamos Black Power”.

Mesmo assim, os protestos continuam e até uma campanha de boicote à marca chegou a ser lançada. As organizadores do blog Meninas Black Power convocaram as mulheres de cabelo crespo a publicarem fotos com as mensagens #eunaoprecisodecadiveu #blackpowercontraopreconceito e #duroeoseupreconceito, além de criarem a página Não preciso de Cadiveu.

mmmemememe

“O que a marca chama de proporcionar diversão é o que todos os dias

scroll to top