No mês de junho, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) faz uma sessão especial do seu #BTCAPlay, lançado em 2020 para exibir gratuitamente na internet coreografias e videodanças de seu vasto repertório. Desta vez, a série vai fazer cinema com o documentário-dança “A cidade que habita em mim”, disposto no final de semana do São João, das 19h do dia 24 às 23h59 do dia 26, numa opção para quem vai curtir o feriadão em casa. A obra, estreada em dezembro do ano passado, foi criada para homenagear as quatro décadas da companhia. Basta acessar o canal de YouTube www.youtube.com/BaleTeatroCastroAlvesBTCA para conferir.
Em “A Cidade que Habita em Mim”, o corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA) une dança e cinema, como fios que compõem o roteiro dramatúrgico do projeto, para a construção de uma obra híbrida, conduzida pelas memórias e pelo cotidiano das/os habitantes da cidade de Salvador. O filme tem direção da cineasta Maria Carolina. A coreografia é assinada por Daniela Guimarães, Nildinha Fonseca e Fabio Vidal. O figurino é criação de Alexandre Guimarães, a música é de Jarbas Bittencourt e a direção de arte leva assinatura de Renata Mota. Cumprindo roteiro em festivais nacionais e internacionais, a obra recebeu o prêmio de “Melhor edição” no 6º Festival Mundial de Cinema da Índia.
O documentário reconhece o mérito da existência e atuação do BTCA ao longo de quatro décadas e nasceu do desejo de reencontro presencial com o público de Salvador, visto ter sido produzido durante a pandemia. O longa-metragem fala, sobretudo, da vontade de se aproximar da população neste momento.