Home » Blog » Cultura » Bule Bule opina sobre a tradição no São João em Cachoeira

Bule Bule opina sobre a tradição no São João em Cachoeira

Show de Bule Bule na V FENAFRA. Rio de Janeiro RJ 2008.

Foto: Divulgação

Os festejos juninos começam mais cedo em Cachoeira, na próxima sexta-feira, 05/06, com o Festival São João, uma iniciativa que pretende deixar um legado importante para a cidade. Isso porque as mesas de debates que abrem o Festival vão tratar a tradição e as mudanças que aconteceram na festa ao longo dos anos. São rodadas de conversas, mediadas pelo cantor e compositor, Gilberto Gil e pela atriz, professora e gestora pública, Arany Santana, com convidados conhecidos pelo público baiano, como o Mestre Avelino, Bule Bule e Jânio Roque, que darão o viés da cultura de raiz ao ciclo de conversas.

“Já participei da tradicional Feira do Porto há anos atrás – a Feira é montada à beira do rio Paraguaçu, orla de Cachoeira, durante os dias da festa de São Joao – e construir essa ponte entre o público ao lado de Gil [Gilberto Gil] será uma honra”, comemora o músico e repentista, Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule. Em conversa ao Portal Correio Nagô, Bule Bule fala sobre o poder de evolução que a música possui e sobre a valorização e manutenção da cultura popular. “Sempre digo que nostalgia é um sentimento comum e a arte é imutável. No entanto, particularmente, a minha música mudou”, opina. O músico também pontuou a falta de investimento público. “Eu gostaria que o governo percebesse que falta espaço e, para, além disso, é importante dizer que o São Joao virou Carnaval e, dessa forma, onde sobra espaço para a autenticidade?”, questiona o repentista, antecipando as temáticas que serão discutidas no Seminário.

Resgate que o compositor, Gilberto Gil, pratica na sua música, especialmente, quando homenageou as festas, em Fé na Festa (2010) álbum de canções repletas de maxixe, baião, xote e forró. Algumas das músicas que estão no repertório do show gratuito que o artista fará no dia 06 de junho, às 20h30, na Praça da Câmara dos Vereadores da Cachoeira, dentro da programação do Festival São João.  A relação de Gilberto Gil com os festejos juninos é de berço, pois o baiano nasceu em 26 de junho, entre o dia de São João e São Pedro.

Saiba como participar do Festival, inclusive sobre o transporte gratuito Salvador-Cachoeira na matéria do Correio Nagô: Acesse Aqui:

Da Redação do Correio Nagô

scroll to top