Um comentário feito pelo apresentador Fausto Silva, durante seu programa no último domingo (20), revoltou internautas e vem ganhando repercussão nas redes sociais, desde então. Faustão abriu o quadro “Arquivo Confidencial” com a cantora Anitta, quando entrou no ar o vídeo em que uma de suas dançarinas, a bailarina e coreógrafa Arielle Macedo, fazia uma homenagem à amiga e colega de trabalho. Após a declaração de Arielle, o apresentador se referiu à artista como a “cabelo de vassoura de bruxa”.
Poucos instantes após o programa, vários grupos de combate ao racismo já se posicionavam em relação ao comentário de Fausto Silva. A página Cacheando em Salvador, que tem quase três mil seguidores, postou um comunicado oficial sobre o episódio: “No programa de hoje, no domingão do Faustão, o apresentador Fausto Silva, destilou todo seu racismo contra uma das dançarinas da cantora Anitta, a Arielle Macêdo. Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza! Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente e em grande mídia então. Não aceitaremos mais que nos “eduquem” para sermos racistas!”, diz o texto que traz uma foto da artista.
Alguns internautas avaliaram o comentário como uma brincadeira inocente do apresentador global, mas a maioria acredita que a expressão usada não apenas é de mau gosto, como também configura crime de injúria racial, tipificada no artigo 140, § 3º do Código Penal Brasileiro e que consiste em ofender a honra de alguém com a utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.
A própria dançarina se manifestou em seu perfil no Facebook. Em uma postagem Arielle afirma que se sentiu ofendida, mas que não se deixa abalar por comentários desta natureza e mandou recado para os fãs.
Os ativistas cobram da Globo uma retratação pública do apresentador, mas a emissora carioca ainda não se pronunciou sobre o assunto.
http://www.blogdantearruda.com.br/