Líder da comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul da Bahia, Rosivaldo Ferreira Silva, o Cacique Babau, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em reconhecimento à sua história de vida e trajetória de luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas no Brasil.
Babau já tinha recebido Assembleia Legislativa da Bahia, por unanimidade, a Comenda 2 de Julho em novembro de 2018, em reconhecimento pela sua luta na defesa do território do Povo Tupinambá no sul da Bahia e pelo engajamento no movimento indígena no Brasil.
A liderança já recebeu a 29º medalha Chico Mendes de Resistência, e está entre os dez defensores de Direitos Humanos do país. Um dos representantes da comunidade da Serra do Padeiro e uma das principais lideranças indígenas do país, o Cacique Babau é um dos 53 ativistas protegidos por programas de proteção geridos pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social-SJDHDS.
Por sua participação ativa na luta pela garantia do território Tupinambá, Babau já foi preso e continua sofrendo diversos tipos de ameaças, inclusive de morte.
O podcast da Assessoria de Comunicação da UNEB apresenta uma entrevista com o Cacique Babau e pode ser também acompanhado nos perfis da universidade nas redes sociais, no Spotify, no Deezer e no Google Podcast! Kuekatu rete