Home » Blog » Caminhada celebrará Mártires da Revolta de Búzios

Caminhada celebrará Mártires da Revolta de Búzios

Nesta sexta-feira, 08 de novembro de 2019, os Heróis da Revolta dos Búzios serão homenageados com uma Caminhada e uma Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de Salvador. 

Reconhecidos tanto como mártires quanto heróis, os quatro líderes da Revolta dos Búzios, executados em 08 de novembro de 1799, foram oficialmente incluídos no Livro dos Heróis da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, situado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A inclusão ocorreu em 2011. 

Foto Inaiá Lua 2011

A Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios será realizada no dia 8 de novembro (sexta-feira), a partir das 13h, saindo da Praça da Piedade em direção à Praça Municipal onde está localizada a Prefeitura de Salvador e Câmara dos Vereadores. A caminhada terá a participação dos blocos afros, entidades do movimento negro, grupos de cultura, de arte e do movimento social.

Bandeira da Revolta de Búzios, de 1798

Histórico – Em 08 de novembro de 1799, quatro homens negros (Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino) saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à Praça da Piedade onde foram enforcados e esquartejados. Eles foram condenados pela tentativa de organizarem um Levante que pretendia declarar a independência de Portugal e proclamar uma República Democrática, livre da escravidão. Junto a esses quatro mártires, acrescentamos o nome de Antonio José, morto envenenado na cela onde estava preso em 28 de agosto de 1798.

“220 anos depois, vamos sair da Praça da Piedade e simbolicamente trazer de volta a memória desses mártires, não mais para a Cadeia Pública, mas sim para o plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador e realizar uma Sessão Especial celebrando o Dia Municipal em Memória dos Mártires da Revolta dos Búzios, Projeto de Lei já aprovado, de autoria da vereadora Marta Rodrigues”, convoca o cineasta Antonio Olavo, responsável pelo documentário sobre a Revolta dos Búzios. Saiba mais sobre o filme aqui

A convocação para a caminhada está sendo realizada pela Portifolium, em parceria com o Fórum de Entidades Negras da Bahia, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Câmara Municipal de Salvador.

“Venha com roupa branca, nesta caminhada histórica de Cidadania e Reparação“.

Praça da Piedade
8 de novembro de 2019, a partir das 13h

scroll to top