Redação Correio Nagô – “Somos todos imortais” é o tema da IX Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa, que será realizada em Salvador, neste domingo (24), a partir das 9h, com saída do busto de Mãe Runhó, no final de linha do Engenho Velho da Federação. Nesta edição, a grande homenageada será a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá.
Em agosto, Mãe Stella foi consagrada imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB). A ialorixá ocupa a cadeira número 43, cujo patrono é o poeta abolicionista Castro Alves. Na IX Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa, serão homenageadas também todas as 200 mulheres retratadas no livro “Mulheres de Axé”, do escritor Marcos Rezende.
Após a saída, a caminhada seguirá para o Dique do Tororó. Segundo a coordenadora nacional de religiões de matrizes africanas do Coletivo de Entidades Negras (CEN), yalorixá Jaciara Ribeiro, a caminhada faz parte de uma série de atividades que acontecem em Salvador com o propósito de protestar contra o racismo, a intolerância religiosa e a violência contra a mulher.
“O poder está com as mulheres. Com a consagração de Mãe Stella na Academia de Letras da Bahia, achamos oportuno aliar nossa caminhada pela liberdade religiosa à homenagem dessas mulheres que lutam diariamente por uma sociedade justa e sem preconceitos”, afirmou Mãe Jaciara.