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Caminhos do som | Mariella Santiago – Música e outras Liberdades

Afrobeat é a combinação de rítmos tradicionais da Nigéria ao jazz, funk e soul. Com o passar dos anos o estilo cruzou mares e ganhou adeptos em todo o mundo, as vezes se distanciando da sua marca original: misturar toques e melodias tradicionais de maneira sempre inusitada, com letras de protesto irônicas que se opõem ao colonialismo europeu exaltando a cultura africana, em especial a de matriz Iorubá. Andando por aí já me decepcionei indo ver banda de Afrobeat que nem de longe lembrava a riqueza do som inventado por Fela Kuti e seus companheiros. Nos anos 80, quando Gilberto Gil embalou o Brasil e o mundo ao som de Toda menina baiana , os músicos entre si chamavam aquele estilo de Ijexá fanqueado ou simplesmente Axé, para diferencia-lo do Ijexá tradicional tocado nas ruas de Salvador pelos afoxés. A faixa (Toda menina baiana) que é do disco Realce, tem ainda as palmas típicas do Samba de roda do recôncavo baiano e um piano rhodes sutil; pura elegância. A gente, ao contrário dos músicos, nem pensava no nome da mistura –  seguia feliz o toque do agogô, rua acima.

Nos Estados Unidos e principalmente na Europa onde muitas estrelas da música africana têm carreiras de sucesso, o uso do termo inglês Afrobeat (literalmente batida africana) faz sentido. Além de emblema da luta identitária emcampada por Fela Anikulapo Kuti,  é a maneira mais direta de caracterizar uma música moderna que vem da África; o que simplifica a divulgação de seus artistas no mercado internacional. No Brasil, especialmente em Salvador – maior cidade negra fora do continente africano – a palavra Afrobeat parece se referir a algo externo e distante que de repente virou moda. Como se a faixa do vinil da história arranhasse e pulasse pra hoje. Afrobeat é [também] Ijexá. Ijexá que, antes de ser um ritmo, é o nome de uma cidade do sudoeste da Nigéria (Ilesa) situada no estado Osun, região de onde vieram muitos de nossos ancestrais. Vem de lá e de estados vizinhos o ritmo do Afoxé Filhos de Gandhi, assim como a música do mestre nigeriano

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