Home » Blog » Cultura » Canal Reload conecta público jovem através da música, poesia Slam, HQs e time de Youtubers

Canal Reload conecta público jovem através da música, poesia Slam, HQs e time de Youtubers

No ar desde setembro de 2020, o Canal Reload é um projeto voltado para jovens que usam a criatividade para descomplicar temas complexos como a educação e o combate à evasão escolar, as pautas e a luta LGBTQIA+, o combate a violência de gênero, o racismo estrutural, a preservação do meio ambiente, a resistência dos povos originários do Brasil, entre outros. 

Divulgando conteúdos em diferentes formatos, como histórias em quadrinhos, músicas e poesias, o projeto busca tornar a informação mais acessível e atrativa ao público jovem, além de dar dicas sobre como identificar as fake news, evitando assim a disseminação de informações falsas.

MC Martina (Foto/ Divulgação)

Valorizando o protagonismo jovem desde a sua concepção, o time de apresentadores, que também participa da construção dos conteúdos, é plural, sendo composto por pessoas negras, LGBTQIA+, indígenas, além de transitar por diferentes sotaques.

O Reload é um canal de notícias para jovens que produz conteúdo a partir das reportagens e checagens de 10 organizações jornalísticas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.  Juntas, elas têm mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e um Leão de Bronze do Festival de Cannes. 

Para a construção do canal, ao longo de três meses foram feitas pesquisas para entender como os jovens consomem notícias e conteúdo nas redes sociais. A Énois ouviu jovens com idades entre 18 e 28 anos para a pesquisa, que revelou que 75% dos respondentes consomem notícias na internet diariamente. As redes sociais são a principal fonte de notícias para 91% destas e destes jovens. Para 70% deles, o Instagram é a principal rede usada para se informar. 

O projeto foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative, além de contar também com apoio da Fundação Ford no Brasil. Em 2022, o projeto foi selecionado para o YouTube’s Sustainability Lab, que tem o objetivo de apoiar organizações de notícias a desenvolverem modelos de negócios sustentáveis em vídeo na plataforma.

Mais informações em @canalreload no Instagram, TikTok, Twitter e também no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vvOhYuhnpMg

scroll to top