Home » Blog » Cantora baiana Iane Gonzaga lança seu primeiro álbum

Cantora baiana Iane Gonzaga lança seu primeiro álbum

A cantora baiana Iane Gonzaga se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum. O trabalho “Territóriamente”, que conta com cinco canções autorais, nasce a partir das vivências territoriais da artista como mulher, preta e soteropolitana, com suas referências musicais e ancestrais. O álbum estará disponível em todas as plataformas a partir do dia 09 de julho e o pré-save já pode ser conferido aqui ou na Bio do instagram 

Em suas músicas, Iane apresenta obras que versam sobre as relações entre corpos e territórios, lugares e suas linguagens, sensações, desejos, relacionamentos e memórias vivenciadas. As canções estão aterradas em sonoridades afrodiaspóricas, firmadas no samba, ijexá e no reggae. “Territóriamente celebra a importância de acreditar em si, ouvir as intuições e vibrar nossas existências”, afirma a cantora. 

A canção “Zabumba meu Boi” do compositor santanense Valter Tonhá, que também integra o EP, partilha do sentimento de valorizar a sua terra e origens. O EP tem produção musical do músico e arranjador Jordi Amorim, que apresenta no currículo a produção de  artistas emergentes no cenário baiano como: Isa Meirelles, Boni Sobrinho, Pamela, Lucas Gerbazi e alguns outros. Territóriamente também conta com a assinatura de Jordi no baixo, teclados e sax soprano; participação de Felipe Guedes na bateria, percussão e sopros; de Gabriel Telles na guitarra e Arthur Malaquias também na percussão. A produção executiva é da Coliga Produções.

Gravado em meio a pandemia da Covid-19, o álbum demarca, juntamente com outras produções musicais baianas, a resistência artística de cantores, músicos e produtores da cena autoral independente e ressalta a importância da coletividade. “Esse trabalho chega em um momento de retorno às nossas intimidades, busca por acolhimento coletivo e valorização das escutas”, ressalta Iane. Na produção do EP foi mobilizada uma rede de pequenas empreendedoras locais, desde o figurino por Tatá Costureira, hairstylist por Nega Nagô, aos acessórios em parceria com a Chilli Chokers.

O projeto conta com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O que: Lançamento do EP  “Territóriamente” de Iane Gonzaga

Quando: 09 de julho

Disponível em todas as plataformas

Pré-Save: https://musequal.ffm.to/territoriamente

Instagram: @iane.gonzaga

Site: www.ianegonzaga.wixsite.com

FICHA TÉCNICA

Produção Musical: Iane Gonzaga e Jordi Amorim

Edição e mixagem: Jordi Amorim

Bateria, percussão, trompete, flauta, clarinete e sax alto: Felipe Guedes

Baixo, guitarra, sax soprano, violões de aço: Jordi Amorim

Guitarra: Gabriel Telles

Percussão: Arthur Malaquias

Violão: Iane Gonzaga

Captação: Richard Meyer em Estúdio Mangus, Salvador-BA

Produção Executiva: Coliga Produções

Assessoria de Imprensa: Gisele Santana

Design: Mariana de Paula

Fotografia: Camila Brito

Acessórios: Chilli Chokers

Figurino: Tatá Costureira

Hairstylist: Nega Nagô

Apoio: Luciana Silveira

SOBRE IANE GONZAGA

Iane deu seus primeiros passos na música de forma autodidata através da percussão. Em 2004 ganhou um violão de sua avó, instrumento que passou a acompanhá-la nos palcos e processos de composição. No mesmo ano fez o Curso Livre de Violão Popular da UFBA.

Inicia sua carreira fazendo shows de voz e violão em barzinhos e eventos de Salvador. Em 2014 participa da Banda Mahatma como vocal. Em 2016 integra a Orquestra de Violões da NEOJIBA, aprimorando-se ainda mais como violonista. Nesse mesmo ano circulou por cinco estados brasileiros com o projeto Josyara Perambulante, como instrumentista, oportunidade em que também apresentou seu show solo na cidade de São Paulo. 

Apresentou a composição “Deusas Negras das Águas”, feita em coautoria com Núbia de Souza, no FEMADUM 2018. Também integrou o Universo Percussivo Baiano, projeto formativo ministrado por Letieres Leite. Em 2019 cria um projeto autoral com banda, onde participa de eventos como o SofarSounds Salvador, a 1ªFeira Empreendendê do Recôncavo em Santo Amaro e o 2º Yakurinxirê – Festival Percussivo de Mulheres, em Cachoeira.

scroll to top