Home » Blog » Cultura » Cantora baiana Rebeca Tárique estreia projeto “Vento Forte” em homenagem a orixá feminina Oyá

Cantora baiana Rebeca Tárique estreia projeto “Vento Forte” em homenagem a orixá feminina Oyá

A cantora e compositora Rebeca Tárique estreia o projeto artístico-cultural Vento Forte, em reverência a uma das orixás mais cultuadas no Brasil, a rainha dos raios, Iansã (Oyá). O evento atravessa o mês de abril e será composto por rodas de conversas e show temático. Tudo acontece de modo on-line e as transmissões serão pelo Instagram (@rebecatarique) e pelo YouTube. Confira o calendário.

Além de cantora, a artista é também sacerdotisa de Oyá e dedica seus conhecimentos sobre as artes e a ancestralidade africana para promover debates que visam valorizar o legado dos afrodescendentes por meio da musicalidade e  ressaltar a importância da mulher negra na construção das religiões de matriz africana no Brasil.

Rebeca Tárique (Foto: Joali)

“Vento Forte” se inicia com uma sequência de rodas de conversa em seu Instagram. Na outra quarta-feira (06/04), às 20h,Tárique convida o público para acompanhar o bate-papo Oyá Única e Diversa junto com a cineasta Tenille Bezerra e a chef Paula Bandeira, pesquisadora e influenciadora da cozinha africana na Bahia.

Na terça-feira, dia 14/04, às 20h, o debate será sobre o tema Oyá e a Arte, com a presença da coordenadora do Projeto Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Africana, Julice Oliveira; a pesquisadora e produtora cultural, Brenda Santos, e o educador e gestor sociocultural, Antonini Afonso.

Vento Forte – Live Show

Para encerrar o projeto em homenagem a Oyá com muita musicalidade e ancestralidade, além das discussões, acontece também a Live Show Vento Forte, marcada para o dia 20 de abril, às 20h, no canal do YouTube da cantora. Toda a produção e o repertório do espetáculo será de celebração, com músicas autorais e interpretações de cantigas importantes para a cultura afro-brasileira.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

scroll to top