Home » Revista » Cantoras Negras Lésbicas são Invisíveis para a Mídia Nativa – por George Oliveira

Cantoras Negras Lésbicas são Invisíveis para a Mídia Nativa – por George Oliveira

Cantoras Negras Lésbicas são Invisíveis para a Mídia Nativa - por George Oliveira

Não cabe a este texto fazer uma defesa ou acusar a declaração feita por Daniela Mercury. Apenas ensaiar (iniciar) uma análise à repercussão que a mídia nacional deu ao caso durante a última semana. E fica uma dúvida, de como seria se esta mesma declaração fosse feita por uma artista negra. Teríamos a mesma abrangência chegando ao ponto de aparecer entre as noticias do Jornal Nacional, conforme ocorrido em 03 de abril de 2013 (link ao final do texto). 

 

Em depoimento, numa rede social, a militante do movimento negro e socióloga Vilma Reis fez o seguinte cometário:

O Brasil anda fraco de notícias naquela que Mino Carta chama de ‘mídia nativa parida das entranhas da casa-grande’, porque depois de um mês longe das redes sociais a ‘novidade’ é que Daniela Mercury é viada, como muitas de nós. E nesta mesma mídia não repercute o que outra cantora lésbica, Ellen Oléria, postou no mesmo dia, de mais um crime de racismo na capital federal, quando o proprietário fez a inspeção racial e em seguida ‘desistiu’ de alugar um apartamento numa chamada área ‘nobre’ de Brasília…vamos assistir o Ba-Vi…e seguir. Não tem jeito, cada negro, cada negra na cena precisa causar um distúrbio. Nossas velhas lições do Movimento Negro continuam válidas!!!

 

Um depoimento que traz elementos importantes para o bom bate papo sobre o racismo e a invisibilidade das questões raciais (negras) no Brasil. Embora se trate de mais um daqules temas que parecem complexos para escrever. Aceita um desafio?

  Cantoras Negras Lésbicas são Invisíveis para a Mídia Nativa - por George Oliveira

Mino Carta e a Mídia Brasileira

 

Segundo o site da carta Capital: “ Mino Carta é diretor de redação de CartaCapital. Fundou as revistas Quatro Rodas, Veja e CartaCapital. Foi diretor de Redação das revistas Senhor e IstoÉ. Criou a Edição de Esportes do jornal O Estado de S. Paulo, criou e dirigiu o Jornal da Tarde .” Para Mino Carta, “ O país do futuro é estranhamente obsoleto e continua a pagar caro por três séculos e meio de escravidão .” Em sua opinião:

 

A imprensa tem obrigação de ser honesta. Aquela história de ela ser

scroll to top