Redação Correio Nagô* – Cinco canções frutos de uma parceria e a mistura de duas vozes baianas. Assim o cantor Afro Jhow e a cantora Donna Liu decidiram unir forças para trabalharem juntos. “Eu sou quilombo”, “Na pegada Favela” e “I Love my hair”, de autoria de Afro Jhow, e “Deixa eu te mostrar o céu” e “Vem se envolver”, que levam a assinatura da dupla foram lançadas recentemente. Em todas as cinco, as vozes dos dois cantores dão vida às letras.
As canções foram gravadas nos meses de fevereiro e março no estúdio da banda 5%, pelo baixista da banda “Nau”. “Nossa parceria vem desde o primeiro álbum lançado em 2010 ‘Sem luta não há vitória. O principal motivo de gravarmos essas músicas foi a cobrança do público que vai aos shows e logo querem adquirir o que acabaram de ouvir”, destaca Afro Jhow, em entrevista ao Portal Correio Nagô.
As faixas são consideradas por ele como as que “mais agitam o público”. Um total de mil CDs promocionais para a distribuição e venda será confeccionado, com o título de “Afro Jhow misturando ritmos e emoções”. “Isso já é um cutuque para nosso público entender o que vem por ai no cd oficial, que já está sendo elaborado”, diz o cantor que ainda este ano quer gravar videoclipes de suas canções e um DVD ao vivo.
A reação do público diante das canções surpreendeu o cantor. “É muito interessante ver como o comportamento do público em geral é semelhante. Todos ficam estáticos, de olhos arregalados querendo entender o que está acontecendo, como se nunca tivesse visto nada igual, eles fazem questão de demonstrar a satisfação de estar fazendo parte daquele espaço através do sorriso e do olhar”, ressalta Afro Jhow.
Para Donna Liu, o “xodó” das cinco gravações é a canção “Vem se envolver”. “Gosto da sensualidade que essa música me passa”, diz a cantora que relembra ainda o inicio da parceria com Afro Jhow. De acordo com ela, os dois começaram a trocar experiências quando ainda existia o Grupo Etnia do qual Afro fez parte. Ela cantava no Ordem 387.
“Quando o nosso grupo fazia algum show no mesmo dia que o dele, eu acabava fazendo umas melodias de fundo pra o Etnia também. Os anos passaram, o Etnia acabou, mas a nossa amizade e parceria continuaram”, relata.
Afro a convidou ainda para gravar o primeiro cd dele. “Coloquei minha voz em oito faixas e contribui nas composições de quase todas essas. Gosto de viajar nas composições dele e acabo fazendo alguns arranjos também. É sempre muito bom gravar com ele. Nos entendemos muito bem musicalmente”, afirma Donna Liu.
Desafios – Para alcançar o objetivo, a dupla teve, no entanto, que vencer alguns obstáculos como a diferença de agendas para manter a parceria nas cinco músicas. “Para gravar essas músicas encontramos alguns contratempos pela disponibilidade de tempo das pessoas envolvidas, mas nas poucas vezes que conseguimos fluiu uma energia emocionante, onde tudo acontecia e esse foi o resultado”, acrescenta Afro Jhow.
Uma das canções, “Vem se envolver”, foi disponibilizada para download gratuito (https://soundcloud.com/afrojhow/vem-se-envolver).
Nesta terça-feira (16), Afro Jhow faz, no Largo Tereza Batista, às 20h, no Pelourinho, um show gratuito dedicado para as mulheres chamado de “A noite é delas”. No repertório, canções que exaltam e valorizam as mulheres, algumas já conhecidas pelos seus fãs, como “Dendê de Oya”, “Chama ela pra dançar” e “Sou seu refém”. Também estão garantidos no show as participações de Victor Haggar, Rapper baiano que desenvolve dentro da sua música trabalhos de auto-estima e o poeta Akins Kintê, com seus versos quentes a serem esculpidos nesta noite.
*Por Anderson Sotero