Home » Manchete » Caravana de Artes Empoderamento realiza oficinas em escolas públicas estaduais

Caravana de Artes Empoderamento realiza oficinas em escolas públicas estaduais

Oficinas, gratuitas, de música e literatura de cordel para alunos de Escolas Estaduais da capital e do Interior da Bahia é o mote da “Caravana de Artes e Empoderamento”. O projeto idealizado pela cantora, compositora, historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade, Juliana Ribeiro, visa formar crianças e adolescentes de escolas, distribuídas pelas cidades de São Sebastião do Passé, Jequié, Salvador, Itabuna e Santo Amaro, em parceria artística com Maviael Melo.

Foto: Divulgação

A Caravana propõe instrumentalizar estudantes nas áreas da escrita, música, composição, literatura de cordel, expressividade vocal e execução rítmica, possibilitando o acesso à técnicas artísticas como uma continuidade formativa, muitas vezes, ausentes no interior da Bahia e periferias soteropolitanas. Destacando aqui que em 18 de agosto de 2008, a Lei n.º 11.769 determinou que a música é conteúdo programático obrigatório em toda educação básica no estado.

Na programação, a artista orienta a “Oficina de Voz, Corporeidade e Gênero – A voz que canta por trás da voz que fala”. Já o seu parceiro no projeto – o cantor, compositor e poeta Maviael Melo – conduz a Oficina de Literatura de Cordel. Ambas passarão por escolas estaduais das cinco cidades, somando ao todo 10 oficinas gratuitas, com duração de 4 horas, para jovens entre 10 a 19 anos, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com 50 alunos cada.

Para celebrar a conclusão do primeiro ciclo de oficinas do projeto, Juliana Ribeiro apresentará, em Salvador, o show “Preta Brasileira”, onde também se dará o lançamento do CD físico do álbum de mesmo nome, terceiro disco da cantora. O dia, local e horário serão divulgados em breve.

O projeto Caravana de Artes e Empoderamento tem patrocínio da Bahiagás.

Serviço:

Caravana de Artes e Empoderamento

– 05/09 – São Sebastião do Passé – Colégio Deputado Luís Eduardo Magalhães

– 11 a 13/09 – Jequié – Colégio Estadual Doutor Milton Santos

– 19/09 – Santo Amaro – Colégio Estadual Teodoro Sampaio

– 22/09 – Salvador – Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior

– 26/09 – Itabuna – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

scroll to top