Projeto do Bloco Afro Os Negões, em parceria com a marca Ipanema, promove ação carnavalesca com por artistas plásticos, costureiras, designers, entre outros criadores
Os foliões interessados em saber como é o processo criativo e de produção de um bloco afro carnavalesco terão a oportunidade de entender e participar de algumas etapas de preparação através do projeto “Oficinas de Verão”, que será realizado de 16 a 22 de fevereiro, em Salvador, pelo Bloco Afro Os Negões, em parceria com a marca de sandálias Ipanema. As inscrições estão abertas para colaboradores e participantes até 21/02 e devem ser feitas por meio no link: https://goo.gl/lzOpDS
As atividades serão realizadas na Sede do Bloco Afro Os Negões, localizada na Av. Vasco da Gama nº 400 e ministradas por artistas plásticos, costureiras, designers, entre outros criadores, que oferecerão seu conhecimento ao público. Ressaltando que, os participantes receberão a fantasia oficial do bloco para participar da saída a avenida em uma ala exclusiva do bloco, que em 2017 desfila no Circuito Osmar o tema: “O Mensageiro”, em referência afro-religiosa a entidade Exú, conhecido como o que se comunica entre os Orixás.
“Trazendo isso para nossa realidade, pensamos em conectar mensageiras e mensageiros sociais que movem o carnaval de tradições e os movimentos culturais da cidade de Salvador”, destacou Paulo Roberto Nascimento, presidente do Os Negões que completou em 2017, 35 anos de existência e conta com apoio das filhas neste projeto, as influenciadoras Loo e Luma Nascimento. As “Oficinas de Verão” também ocorrem no âmbito do projeto #SouDessas, da Ipanema, que já ocorre no Rio de Janeiro e tem como objetivo dar visibilidade para “mulheres incríveis que fazem o carnaval”.
Programação
Oficinas de Verão no Bloco Afro Os Negões
- Oficina I – Estamparia manual
Técnicas e prática mediada pela designer e estilista Loo Nascimento da Dresscoração Conectores: Tamara Nascimento da Ofá Bèmin, Tiago Ramsestencil, artista visual especializado em estêncil, Lucas Batatinha, artista plástico especializado em arte gráfica de estamparia)
- Oficina II – Alegoria e peças alegóricas
A oficina será mediada por Julio Costa do Projeto MUSAS (Museu Street Art de Salvador). Conectores: Ananda Santana, grafiteira e ilustradora, Alan Costa e Rogério Teodoro, da AfroBapho, performance e peças alegóricas.
- Oficina III – Corte, costura, modelagem e finalização de peça
Mediado por Tamara Nascimento da Ofá Bèmin. Conectores: Jaci Mendes e Hilda Correia, ambas costureiras da comunidade do Dique do Tororó, Loo Nascimento, da Dresscoração, Rey Vilas Boas – designer e Vinicius Carmezim da Ziê.
Da redação