Home » Blog » Cartografia do cinema no Recôncavo lança plataforma de memória da produção audiovisual

Cartografia do cinema no Recôncavo lança plataforma de memória da produção audiovisual

O site Cartografia do Cinema no Recôncavo, criado e organizado pelo curador e pesquisador, Iago Cordeiro Ribeiro, foi lançado no último dia 19 de junho. O site tem foco em pesquisa, acesso à memória e preservação da produção audiovisual, o sistema pretende estimular o restauro da produção cinematográfica brasileira. A plataforma tem por objetivo, reunir informações sobre a produção de mais de 130 títulos filmados no recôncavo baiano, além de preparar uma plataforma de exibição gratuita como ferramenta estratégica para pesquisa e preservação da produção cinematográfica local e nacional, tanto na Bahia quanto em todo o Brasil.

Foto: Carlos Ortlad

Além de democratizar o acesso aos filmes para o público – que em breve também poderá assistir gratuitamente as películas reunidas na pesquisa – o foco da iniciativa está em promover a preservação. “Estamos trabalhando com imagens que são ricas fontes históricas para diversas áreas do conhecimento”, enfatiza Iago que teve a ideia de criar o projeto quando obteve contato com outras iniciativas de preservação à memória do cinema do recôncavo.

Para a produtora geral e executiva do projeto, Camila Gregório, Cartografia do Cinema no Recôncavo é o início de um grande processo e caminho no debate sobre preservação: “Agora com a plataforma, estamos disponibilizando filmes feitos no Recôncavo Baiano, muitos deles indisponíveis online té então. A ideia de disponibilizar eles é levantar um debate sobre a preservação da história do cinema”, diz Camila.

Restauro, digitalização e memória

O curador destaca que a reunião dos dados na plataforma poderá auxiliar no processo de localizar e identificar cópias de alguns dos filmes “perdidos” presentes no levantamento, viabilizando a restauração e a digitalização das películas. “Muitos filmes já passaram por esse processo, fruto de iniciativas de recuperação, como aconteceu com a filmografia de Thomaz Farkas, por exemplo. Mas existem muitos outros que ainda não tiveram essa atenção em relação a restauro e difusão”, analisa o pesquisador. Camila Gregório destaca ainda o papel da iniciativa para pautar a discussão sobre o que ela caracteriza como uma “ausência marcante”: “Além de gerar conteúdo para pesquisadores, a plataforma pode despertar um posicionamento crítico sobre os filmes que estão perdidos, filmes que a gente sabe que não foram preservados”.

Alguns dos registros mais antigos, que datam da década de 1920, abordam o recôncavo pelo prisma de uma viagem por um “Brasil pitoresco”, como é o caso da película dirigida pelo jornalista, escritor e folclorista brasileiro Cornélio Pires. A pesquisa que deu origem à plataforma também chega a momentos em que o recôncavo foi palco de histórias fictícias, como em Jubiabá, produção franco-brasileira de 1987, dirigida por Nelson Pereira dos Santos, inspirada pelo romance de Jorge Amado, com locações em Cachoeira e São Félix.

Para ter acesso à plataforma e conferir todas as películas disponíveis, é só acessar o endereço eletrônico: www.cartografiadocinemanoreconcavo.com.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

LANÇAMENTO CARTOGRAFIA DO CINEMA NO RECÔNCAVO

Quando: 19 de junho de 2021

Onde: Site

Endereço:  www.cartografiadocinemanoreconcavo.com

Aberto ao Público

Assessoria de Imprensa:

Goya Comunicação

goyaassessoria@gmail.com | 71 3249-2778 (Whatsapp)

scroll to top