Home » Blog » Cultura » Cássia Valle e Luciana Palmeira lançam livro infanto-juvenil

Cássia Valle e Luciana Palmeira lançam livro infanto-juvenil

História aborda autoestima de crianças negras e preconceito racial nas escolas 

Falar de autoestima para crianças negras e ajudar a combater o preconceito racial nas escolas, através de um universo que mistura ludicidade, história, diálogo com a ancestralidade e responsabilidade crítica, esse é o propósito do novo livro de Cássia Valle e Luciana Palmeira, intitulado “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”, que será lançado pela editora Malê. O lançamento é aberto ao público e acontece dia 26 de março, às 16h, na livraria Escariz do Shopping Barra, mas antes haverá um pré-lançamento no dia 21 de março, direcionado para as crianças do Lar irmã Benedita Camurugi. 

Voltado para crianças entre 5 e 12 anos, o livro trata do bullying e preconceito racial nas escolas e apresenta como protagonista Aziza, uma menina sonhadora, que conhece e ama suas raízes africanas, mas se sente ameaçada por um dragão que aparece em seus sonhos e grita frases raivosas como: “cabelo de arame, nariz de batata e escurinha”. Segundo as autoras, esse dragão representa o racismo e é combatido pela menina com a força de poderes mágicos representados pela sua autoestima elevada e reconhecimento da sua ancestralidade.

Foto/ Divulgação

O livro acompanha uma trilha sonora original composta pelo músico Cell Dantas, narração da história em português com Cássia Valle e Aya Dantas, tradução e narração em inglês por Tatiana Aranha, tudo disponível online, através do QR Code impresso no livro. As ilustrações são de Edson de Souza, o prefácio é escrito por Carla Akotirene e a quarta capa é assinada por Tia Má. O lançamento conta ainda com realização do Selo Calu Brincante e do Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte.

A história também traz muitas questões que podem ser trabalhadas em sala de aula.  As perguntas apresentadas ao longo da narrativa, pela protagonista e demais personagens, e o jogo proposto pelos estudantes ao final da história para combater o discurso racista do dragão são um convite à reflexão e ao diálogo. O texto também pode ser um ponto de partida para a partilha de conhecimentos por meio de cirandas, narrativas e vivências, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo as famílias e os parceiros, se configurando em uma iniciativa relevante para uma formação para a cidadania.

A venda online acontece pelo site da Editora Malê com entrega para todo o Brasil.

scroll to top