Nesta segunda-feira (31), Instituto Steve Biko – primeiro cursinho pré-vestibular voltado, exclusivamente, para jovens negros e negras – celebra 25 anos de história, às 19h, no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores – Praça Municipal.
Na Cerimônia, que terá como tema “Desafios e Estratégias para os próximos 25 anos”, ex-alunos, professores e militantes que estiveram na fundação da Biko serão homenageados. Para falar da importância do Instituto para a transformação de jovens negros e negras ao longo destes anos, estão confirmadas as presenças da liderança religiosa, Makota Valdina (Terreiro Tanuri Junsara), a socióloga e Ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Vilma Reis e a professora e ex-aluna da Biko, Sueli Santana.
Na ocasião, o Instituto reforçará campanha com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção da nova sede do Instituto, no Campo Grande, em Salvador. Com o novo espaço, doado pelo governo do estado em 2011 e que hoje se encontra em obras, a Biko ampliará sua capacidade de atuação, passando a beneficiar mais de 200 estudantes no Pré-Vestibular. Atualmente, o Instituto atende a 76 jovens, no Pelourinho. Além disso, a nova sede será também o ponta pé inicial para a instalação da Faculdade Steve Biko, primeira pautada na diversidade e na educação afrocentrada, em Salvador. A campanha será deflagrada nas Redes Sociais do instituto (Facebook, Instagram, Youtube).
A Cerimônia é aberta ao público e contará com apresentação de poesia de Joyce Melo e Maiara Silva – jovens integrantes do Grupo Ágape e Sarau da Onça, além de música e depoimentos de ex-alunos.
HISTÓRIA
Há 25 anos, em Salvador, uma experiência começava para entrar na história da luta antirracista em todo país. Nascia o Em 31 de julho de 1992, militantes do Movimento Negro se uniram após compreender que apenas pela Educação é que se poderia fazer a reparação imediata e necessária.
Da Redação.