Home » Blog » CHECAMOS: Angola lançou seu primeiro satélite

CHECAMOS: Angola lançou seu primeiro satélite

11/01/2018 | às 8h30

A notícia sobre o primeiro satélite de telecomunicações angolano foi veiculada em alguns portais europeus, africanos e alguns blogs da diáspora no mês de dezembro. O Correio Nagô checou a notícia e verificou no site oficial do Governo de Angola que o dia 26 de dezembro de 2017 o satélite Angosat-1 foi lançado pela Rússia, através do foguete transportador ucraniano Zenit, no cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão.

O satélite custou 320 milhões de dólares e estava em construção desde 2013, com o objetivo de baratear os serviços de televisão, telefonia e de Internet no país. Este evento coloca Angola na Era Espacial, junto à outros 6 países do continente africano. O país de Gana foi o último antes de Angola a fazer um lançamento espacial, diferente do ranking que rodou a internet, o qual substitui Gana por Tunísia, país que ainda não possui tecnologia espacial lançada.

Baseada em uma fonte anônima russa, a informação de que o Angosat-1 perdeu contato com sua base no Cazaquistão foi propagada por alguns portais internacionais e brasileiros. Logo no dia seguinte às notícias, o Governo angolano se posicionou em seu site oficial, através da fala do secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem, e a atualização diz que o satélite foi testado muitas vezes e está em órbita.

O Brasil lançou o primeiro  Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas em maio do ano passado, apesar de ter colocado em órbita o primeiro satélite no ano de 1985, através da empresa Embratel e outras parcerias. O Satélite Geoestacionário foi lançado na base de Kourou, Guiana Francesa, às 18:30h do dia 4 de maio de 2017.

Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.

Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo

scroll to top