Home » Revista » Cia Focus dança Roberto Carlos na Sala Renée Gumiel (SP) | Funarte

Cia Focus dança Roberto Carlos na Sala Renée Gumiel (SP) | Funarte

As Cancoes_ foto Cintia Pimentel 10 (2)

Alex Neoral coreografa Roberto Carlos. Foto: Cíntia Pimentel

O romantismo e a popularidade de Roberto Carlos , com seus poemas em forma de música, dão o tom do espetáculo As canções que você dançou pra mim , com coreografia e direção do bailarino, criador e professor carioca Alex Neoral . Neste trabalho recentemente incorporado ao repertório da Focus Cia de Dança (RJ), quatro casais de intérpretes são embalados por um pot-pourri com nada menos que 72 composições de Roberto. Todas elas atravessaram as décadas de 60 a 90 marcando época, e hoje se consagram como clássicos da MPB.

O trabalho revisita sucessos presentes na vida de pessoas de todas as idades, gostos ou formações, como Detalhes, Outra Vez, Desabafo, Cama e Mesa, O Calhambeque , para citar alguns. Depois das apresentações em São Paulo, o espetáculo segue para o Rio, onde fará temporada no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, de 4 a 14 de abril. Ainda em março, As canções que você dançou para mim apresenta-se em Salvador e em cidades do interior de São Paulo; em maio, dias 24 e 25, a coreografia será exibida na cidade do Porto, em Portugal.

Sobre Alex Neoral e a Focus Cia de Dança – Em 1996, jovens estudantes de uma escola de dança carioca tomaram parte na primeira coreografia montada por um deles, Alex Neoral. Após inúmeras premiações em mostras, encontros e festivais competitivos, o grupo passa a Companhia e entra em cartaz, em 2000, com o seu primeiro espetáculo profissional, Vértice , no Teatro Cacilda Becker, da Funarte, no Rio de Janeiro. Logo depois, a Cia decide interromper temporariamente as atividades, mas ainda se encontra para pequenas criações como Por Partes , em 2002, e a reapresentação de trabalhos como Nada Além de um , Inter-cessão , até 2004. Neste período, muitos integrantes da Cia Focus original abandonaram o grupo, e a carreira. Em 2005, o espetáculo Quase uma , criado inicialmente como um solo para a bailarina para Carol Pires, impulsionou novamente a ideia de um coletivo criativo. Mais tarde, Quase uma ganhou mais tempo e cinco

scroll to top